ENEM, perguntado por Agustin708, 9 meses atrás

01. (FUVEST) Os movimentos fundamentalistas, que tudo querem subordinar à lei islâmica (Sharia), são hoje muito ativos em vários países da Africa, do Oriente Médio e da Asia. Eles tiveram a sua origem histórica: a) no desenvolvimento do Islamismo, durante a Antiguidade, na Península Arábica; b) na expansão da civilização árabe, durante a Idade Média, tanto a Ocidente quanto a Oriente; c) na derrocada do Socialismo, depois do fim da União Soviética, no início dos anos noventa; d) no estabelecimento do Império Turco-Otomano, com base em Istambul, durante a Idade Moderna; e) na ocupação do mundo árabe pelos europeus, entre a segunda metade do século XIX e a pri- meira do século XX.

Soluções para a tarefa

Respondido por varelagusthavo
5

Resposta:É correta a alternativa C, já que muitos dos movimentos fundamentalistas islâmicos surgiram como movimentos separatistas ou pela independência política de regiões que estavam sob o domínio estrangeiro, como a Al Qaeda no Afeganistão e o Hamas na Palestina.

Associavam as suas exigências políticas de autonomia local com as práticas tradicionais das versões fundamentalistas do Islã, conseguindo o apoio de grupos locais ao defender o retorno a uma versão "dura" dos Islã com a conquista da liberdade, tendo conquistado apoio de parte da população local em suas lutas políticas.

Explicação:

Perguntas interessantes