Biologia, perguntado por eduardabts291, 5 meses atrás

01. Explique, resumidamente, o que é um tecido (do ponto de vista biológico).
02. Durante uma aula, um aluno afirmou que a pele é o maior órgão do corpo humano. Essa afirmação está correta? Explique.
03. O tecido epitelial pode ser dividido em dois tipos: revestimento e glandular. Quais as principais características do tecido epitelial de revestimento?
04. Como podemos classificar o tecido epitelial de revestimento quanto a número de camadas e formato de suas células?
05. Quais são as características e onde podemos encontrar o tecido epitelial estratificado polimorfo (ou de transição)?
06. As glândulas pluricelulares podem ser de três tipos: endócrinas, exócrinas e mistas. Explique as características de cada um e cite exemplos.
07. Qual a diferença entre uma glândula exócrina halócrina, merócrina e apócrina?


eduardabts291: Mim ajuda porfavor

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
0

Olá!

1. Do ponto de vista da biologia, um tecido é um conjunto de células especializadas, iguais ou diferentes entre si, separadas ou não por líquidos e substâncias intercelulares, que realizam determinada função num organismo multicelular.2. Sim. A pele é o maior órgão do corpo humano, recobrindo cerca de 7500 cm² de um indivíduo adulto. Esse órgão protege nosso corpo contra atrito, patógenos, perda excessiva de água e atua em sua termorregulação. 3. O tecido epitelial caracteriza-se por apresentar células unidas e com pouca matriz extracelular entre elas. Nesse tecido, são encontradas células responsáveis pelo revestimento de superfícies e pela secreção de substâncias. Essas células possuem formato variado, o qual é, geralmente, acompanhado pelo núcleo.4. As células do epitélio pavimentoso são achatadas e têm forma poligonal. As do epitélio prismático(ou colunar, ou cilíndrico) são altas, com forma de prismas e as células cúbicas têm formato cúbico. É constituído por uma camada de células; Estratificado: constituído por mais de uma camada de células. Pseudoestratificado: constituído por uma única camada de células de diferentes alturas, com seus núcleos ocupando diferentes posições. 5. Epitélio cúbico estratificado: encontrado nos ductos de algumas glândulas. Epitélio cilíndrico estratificado: é raro, só está presente em poucas áreas do corpo, como na conjuntiva ocular e nos grandes ductos excretores de glândulas salivares. Epitélio de transição: na bexiga e ureter. 6. Glândulas endócrinas: A principal característica das glândulas endócrinas é a ausência de dutos excretores. O produto de secreção elaborado pelas células endócrinas é transportado para o espaço extracelular onde, por difusão, atinge o interior de vasos sanguíneos. As principais glândulas do sistema endócrino são: o hipotálamo, a hipófise, a tireoide, as paratireoides, as células das ilhotas pancreáticas, as glândulas adrenais, os testículos no homem e os ovários nas mulheres.
  1. Glândulas mistas: As glândulas são chamadas de mistas
  2. quando um órgão possui tanto uma porção exócrina quanto uma porção endócrina
  3. . Como exemplo, podemos citar o pâncreas, que produz suco pancreático (porção exócrina) e os hormônios insulina e glucagon (porção endócrina).
  4. Exemplo
  5. de glândulas mistas: o testículo e o ovário. Essas glândulas sexuais produzem respectivamente os hormônios testosterona e a progesterona, além de espermatozoides e óvulos. Outro exemplo é o fígado, produzindo e secretando proteínas e a bile.
  1. Glândulas exócrinas:
  2. As glândulas exócrinas caracterizam-se por
  3. liberar suas secreções através de canais
  4. . Podemos distinguir duas partes nessas glândulas: uma porção secretora e os ductos glandulares. As substâncias produzidas são lançadas para uma superfície livre fora do corpo ou no interior da cavidade dos órgãos.
  5. Exemplos
  6. : glândulas sudoríparas, salivares e intestinais.
7. As glândulas exócrinas podem ser ainda classificadas quanto à forma como a secreção sai da célula em: merócrina, apócrina e holócrina. Nas glândulas merócrinas, a secreção é liberada sem que haja nenhuma perda do citoplasma. As glândulas apócrinas, por sua vez, eliminam secreção com porções do citoplasma.

Bons estudos!

Perguntas interessantes