01 – De acordo com esse texto, qual alternativa abaixo apresenta um documento que se caracteriza como declaração universal? * 1 ponto a) Declaração de conclusão de curso universitário. b) Declaração de Imposto de Renda. c) Declaração sobre a Diversidade Cultural. d) Declaração de matrícula. Leia este trecho da Declaração universal dos Direitos dos Animais (1978):  02 – Nesse texto, a expressão “mesmo que” pode ser substituída, sem alterar o significado do texto, por: * 1 ponto a) assim que b) bem como c) desde que d) ainda que
Soluções para a tarefa
Resposta:
01 – De acordo com esse texto, qual alternativa abaixo apresenta um documento que se caracteriza como declaração universal?
c) Declaração sobre a Diversidade Cultural.
02 – Nesse texto, a expressão “mesmo que” pode ser substituída, sem alterar o significado do texto, por:
d) ainda que
Explicação:
1)A alternativa correta é a “c”, pois a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural aborda uma temática universal e sua criação se deu por uma necessidade coletiva. Essa declaração foi assinada por chefes de diferentes países e demonstra a necessidade de valorização e respeito à diversidade cultural, bem como o planejamento de ações para sua defesa.
2)A conjunção “ainda que” tem a mesma função que “mesmo que”, pois ambas são concessivas, ou seja, introduzem uma oração na qual se percebe um fato diverso, mas não capaz de anular o que foi estabelecido na outra oração. Há uma convivência entre as duas informações.
Resposta:
1- c) Declaração sobre a Diversidade Cultural.
2- d) ainda que
Explicação:
1- A alternativa correta é a “c”, pois a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural aborda uma temática universal e sua criação se deu por uma necessidade coletiva. Essa declaração foi assinada por chefes de diferentes países e demonstra a necessidade de valorização e respeito à diversidade cultural, bem como o planejamento de ações para sua defesa.
2- A conjunção “ainda que” tem a mesma função que “mesmo que”, pois ambas são concessivas, ou seja, introduzem uma oração na qual se percebe um fato diverso, mas não capaz de anular o que foi estabelecido na outra oração. Há uma convivência entre as duas informações.