01- COMO OCORREU A FORMAÇÃO DO IMPÉRIO NO BRASIL?.
02- O QUE FOI A CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR?
03-FALE A RESPEITO DA CONSTITUIÇÃO DE 1824.
04-POR QUE OCORREU A ABDICAÇÃO DE DOM PEDRO I?
05-O QUE OCORREU NO BRASIL APÓS A ABDICAÇÃO DE DOM PEDRO I?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)Oficialmente, o Império do Brasil começa com a aclamação de Dom Pedro I como Imperador do Brasil, em 12 de outubro de 1822, quando completava 24 anos. D. Pedro I teve que enfrentar a difícil situação criada por algumas províncias onde as Juntas Governativas Provisórias eram dominadas por portugueses.
2)Confederação do Equador foi um movimento revolucionário de caráter republicano e separatista que eclodiu no dia 2 de julho de 1824 em Pernambuco, se alastrando para outras províncias do Nordeste do Brasil.
3)
A Constituição Brasileira de 1824 foi outorgada por Dom Pedro I em 25 de março de 1824. A primeira Carta Magna brasileira garantia a unidade territorial, instituía a divisão do governo em quatro poderes e estabelecia o voto censitário (voto ligado à renda do cidadão).
4)Os desdobramentos do exercício do Poder Moderador por D. Pedro, a rixa entre políticos conservadores e liberais, bem como a rivalidade entre brasileiros e portugueses que estavam radicalizados no Brasil, culminaram na abdicação do imperador, formalizada no dia 07 de abril de 1831.
5)Após setembro de 1822, quando o Brasil foi proclamado independente pelo então Príncipe Regente D. Pedro, seguiram-se uma sequência de conflitos militares e políticos no Brasil que objetivavam assentar as bases do novo governo, sob o regime imperial.
esperamos ter ajudado você
bons estudos ❤
Resposta:
02- O QUE FOI A CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR?
O conflito que ocorreu no ano de 1824 e pretendia juntar, em um governo autônomo, algumas províncias ao Norte do Império do Brasil: Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Explicação:
A Confederação do Equador foi um movimento iniciado pela Província de Pernambuco para se tornar autônoma com outras províncias do Império do Brasil ao Norte, portanto próximas à linha do Equador: Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Foi um conflito interno ocorrido em 1824, no início do Primeiro Reinado, logo após a Independência e o fechamento da Assembleia Constituinte. O conflito foi entre as forças políticas do Norte e o poder central do império, situadas no Rio de Janeiro, não sendo, portanto, de cunho privado. Não tem nenhuma relação com o Equador, país atualmente conhecido por esse nome. Ocorrida na Região Norte do Império do Brasil, a Confederação do Equador não teve relação imediata com o conflito denominado Noite das Garrafadas, ocorrido no Rio de Janeiro e que precipitou a abdicação de D. Pedro I.