01. Cite um fato histórico que propiciou o surgimento do Modernismo no Brasil.
02. O Modernismo brasileiro se propôs a quê?
03. Qual foi o marco inicial do Modernismo no Brasil? Quando? Onde? O quê? Quem?
04. O Modernismo brasileiro foi dividido em fases/ gerações. Quais são elas? Explique-as.
Soluções para a tarefa
À produção situada entre 1900-22, época em que aconteceu a Semana de Arte Moderna, é considerada o marco inicial do Modernismo brasileiro. Normalmente, a produção artística que vem antes da Semana de Arte Moderna (1922) denomina-se Pré-Modernismo.
Após essa contextualização, vamos à resposta.
- 1. Cite um fato histórico que propiciou o surgimento do Modernismo no Brasil.
No início do século XX, as manifestações artísticas sofreram influência da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), e se estendeu por mais outras décadas. Nesse sentido, as expressões artísticas dessa época teve forte influência sob o surgimento da arte e da literatura modernista no Brasil.
- 2. O Modernismo brasileiro se propôs a quê?
O movimento modernista de nosso país se propôs, basicamente, a renovar a estética artística e a reconstruir a cultura brasileira. Além disso, buscava romper com estruturas e convenções do passado e encontrar uma linguagem mais brasileira.
- 3. Qual foi o marco inicial do Modernismo no Brasil? Quando? Onde? O quê? Quem?
Tradicionalmente, a Semana de Arte Moderna, que aconteceu em 1922 no Teatro Municipal de São Paulo, é considerada o marco inicial do Modernismo brasileiro. Inicialmente, a Semana de Arte Moderna se propunha a comemorar o centenário da Independência do Brasil, através da exposição de obras de vários artistas, como a Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral etc.
- 4. O Modernismo brasileiro foi dividido em fases/gerações. Quais são elas? Explique-as.
O Modernismo Brasileiro, didaticamente, foi dividido em três fases, são elas: Geração de 22, Geração de 30 e Geração de 45.
A primeira fase (geração de 22) foi marcada pelo rompimento com o academicismo, a busca do original e da reconstrução da identidade nacional artística, envolvendo pesquisas estéticas acerca da língua, do folclore etc.
A segunda fase (geração de 30), por sua vez, extrapolou quanto ao regionalismo. Além disso, em decorrência do contexto em que essa fase está inserida, as obras tem um viés social, com críticas à política etc. Na poesia, apresentam traços neossimbolistas, musicalidade, espiritualidade e melancolia.
A terceira fase (geração de 45), por fim, voltou-se essencialmente para pesquisas estéticas relacionadas à linguagem e com o processo de criação literária.
Continue estudando, acesse:
Pré-Modernismo: https://brainly.com.br/tarefa/25762245
Modernismo: https://brainly.com.br/tarefa/26286426