01) Até o século XVII, as taxas de natalidade e mortalidade foram elevadas. A população
mundial crescia lentamente, pois havia um equilíbrio entre os nascimentos e óbitos. Esse
equilíbrio foi interrompido no fim do século XVIII e início do XIX. A que isso esta atribuído?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O planeta atingiu o número de sete bilhões de habitantes na primeira década do século XXI, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com essa organização, apesar de existirem tendências de diminuição nas taxas de crescimento, o mundo ganha cerca de 84 milhões de habitantes a cada ano. Esse acréscimo populacional é visto, principalmente, em países subdesenvolvidos, que apresentam, geralmente, as maiores taxas de crescimento demográfico.
Uma das principais causas da explosão demográfica foram os avanços tecnológicos proporcionados pela Revolução Industrial. Após o início desse período, observou-se um acentuado processo de migração do campo para as zonas urbanas. Além disso, novas técnicas foram inseridas nas práticas agropecuárias, melhorando a produtividade e garantindo maior disponibilidade de alimentos.
Houve também transformação das relações de trabalho e dos modos de produção. A revolução trouxe ainda avanços tecnológicos que alcançaram a medicina, proporcionando a redução dos índices de mortalidade por meio da vacinação e do controle de epidemias. Assim, elevou-se a expectativa de vida. A população mundial que, em 1750, era em torno de 760 milhões de habitantes cresceu para 1 bilhão no ano de 1800.