01 – As conjunções coordenativas são palavras que ligam duas orações ou termos da oração com a mesma função. Quando a conjunção exerce seu papel de ligar as orações, estabelece entre elas uma relação de coordenação ou subordinação. São 5 os tipos de conjunções coordenadas: aditivas, explicativas, adversativas, alternativas e conclusivas. No primeiro quadrinho dessa tirinha, temos a conjunção “mas”, que pode ser classificada como: *
1 ponto
a) Conjunção coordenativa explicativa.
b) Conjunção coordenativa conclusiva.
c) Conjunção coordenativa aditiva.
d) Conjunção coordenativa adversativa.
02 – As conjunções coordenativas têm a função de conectar duas orações independentes, isto é, cuja compreensão do sentido de uma dispensa a observação da outra. Importante observar que as conjunções, ao promoverem essas ligações, contribuem para a construção do teor das orações envolvidas, de modo que elas podem ser classificadas como: aditivas; adversativas; alternativas; conclusivas; explicativas. Observe este período: “Gisele desistiu de comprar um apartamento, porém continua com vontade de morar sozinha”. As duas orações aí presentes são ligadas por uma conjunção: *
1 ponto
a) adversativa
b) conclusiva
c) explicativa
d) aditiva
Alguém me ajudar é urgente
Soluções para a tarefa
1. No primeiro quadrinho dessa tirinha, temos a conjunção “mas”, que pode ser classificada como:
d) Conjunção coordenativa adversativa.
> "Mas" é uma conjunção coordenativa adversativa, porque expressa adversidade, oposição, contraste entre as ideias de um texto.
2. As duas orações aí presentes são ligadas por uma conjunção:
a) adversativa
> As orações do período está ligadas pela conjunção "porém", que é classificada como conjunção coordenativa adversativa, pois expressa oposição. Note que desistir de comprar o apartamento se opõe à vontade de morar sozinha.
Oração coordenada é classificada em: orações sindéticas e assindéticas. As orações sindéticas são aquelas em que há conjunção (1-D, 2-A).
As orações coordenadas assindéticas não apresentam conjunção: Tudo é devir. Tudo é movimento.
Nas orações sindéticas, há os seguintes tipos: aditiva, adversativa, alternativa, explicativa e conclusiva.
A oração coordenada aditiva apresenta sentido de adição e sentido de acrescimento e itens. Ex: Fui à feira e comprei banana e maçã e mamão e kiwi.
A oração coordenada adversativa possui sentido de oposição. Ex: Queria comer chocolate, mas estou de dieta.
A oração coordenada alternativa apresenta sentido de alternância. Ou sair ou ficar em casa.
A oração coordenada explicativa possui sentido de motivo. Ex: Maria não está bem, porque está resfriada.
A oração coordenada conclusiva tem sentido de premissa lógica. Ex: João comprou 7 laranjas e 3 maças. Logo, ele tem 10 frutas.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/20622316