01 - A crônica narrativa tem, entre outras características, relação com o texto jornalístico e o literário, além de tratar os temas de forma subjetiva. Sobre as demais características desse gênero textual, abaixo, não se refere aos elementos composicionais: *
1 ponto
a) a linguagem simples, objetiva e o texto curto.
b) retratar temas contemporâneos e acontecimentos do cotidiano.
c) a criticidade (sobre comportamentos sociais, leis, instituições etc).
d) a não presença da voz do narrador.
02 - “Como minha casa era muito segura, com grades nas janelas e trancas internas nas portas, não fiquei muito preocupado, mas era claro que eu não ia deixar um ladrão ali, espiando tranquilamente.” (trecho de Aprenda a chamar a polícia, de Luís Fernando Veríssimo). Neste trecho, por se tratar de um ladrão, “espiando tranquilamente” significa que ele está de fato : *
1 ponto
a) examinando com a intenção de roubar.
b) assistindo o acontece sem muitas pretensões.
c) escutando com curiosidade.
d) observando apreensivamente a ação dos moradores.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1:d
2:a
Explicação:
C
A
S
S
R
O
O
M
1) A alternativa correta sobre uma característica que não se refere ao gênero textual crônica é a letra D) a não presença da voz do narrador.
2) A alternativa correta quanto ao que significa que o ladrão está fazendo, no trecho apresentado, é a letra A) examinando com a intenção de roubar.
1) Uma crônica narrativa relata as ações de personagens em um período atual e em um espaço definido, podendo ser narradas pelos mais variados tipos de de narrador, tanto em primeira como terceira pessoa.
As crônicas narrativas utilizam linguagem simples e de forma direta, além de utilizar o humor para entreter o leitor. Os textos são breves e curtos, relatando fatos do cotidiano cronologicamente, por isso recebem esse nome.
O discurso normalmente utilizado é o discurso direto, forma onde o autor reproduz a comunicação dos personagens ao leitor através da comunicação direta entre eles, por meio de conversas.
2) O texto apresentado "Aprenda a chamar a polícia", de Luís Fernando Veríssimo, é um texto que busca entreter o leitor, tendo a presença da ironia.
A ironia se faz presente no texto pois o personagem principal, ao constatar que a polícia não estava disponível no momento para ir até a casa dele, decide ele mesmo se encarregar de fazer o serviço que deveria ser feito pela polícia, que era prender ou matar o ladrão.
A oração "pensei que tivesse dito que não havia ninguém disponível" evidencia isso, ao qual o eu lírico justifica o motivo de ter assassinado o ladrão que estava rodeando a sua casa.
É possível perceber que o ladrão rondava a sua casa, examinando o que e como poderia roubar.
Leia mais sobre questões relacionadas em:
https://brainly.com.br/tarefa/44765598
https://brainly.com.br/tarefa/25896283