01 – A afirmação “uma função f:R →R chama-se função quadrática ou função polinomial de 2º grau quando existem números reais a, b e c, com a = 0, tais que f(x)= ax2 + bx + c para todo x pertencente ao conjuntos dos números reais números reais.” Pode ser considerada:
( ) correta
( ) falsa
02 – Em um gráfico de uma função quadrática que descreve uma parábola de concavidade voltada para cima apresenta:
( ) a > 0
( ) a < 0
03 – “São elementos da parábola de uma função quadrática o ponto em que a parábola intercepta o eixo Y, os zeros da função e o vértice.” Esta afirmação é:
( ) verdadeira
( ) falsa
04 – Uma função quadrática que apresenta o discriminante Δ (delta) = 0, tem o vértice no mesmo ponto do zero da função, sendo portanto o vértice o próprio x’. Esta afirmação é:
( ) verdadeira
( ) falsa
05 – Em todas as funções quadráticas que não apresentam o termo independente c, afirmamos que um dos zeros da função é sempre igual a 0. Esta afirmação é:
( ) verdadeira
( ) falsa
Soluções para a tarefa
1) FALSO
A equação geral de uma função quadrática é dada por ax² + bx + c, onde a e um número real e diferente de zero.
2) a > 0
Sabemos que o gráfico de uma função do 2º grau é uma parábola, sendo assim ele possui concavidade. Mas afinal, o que é essa concavidade. É a "barriga" do gráfico, ela pode estar pra cima ou para baixo. É nela também que estão os vértices, que são ou o ponto mais alto ou o ponto mais baixo da sua parábola. Como identificamos se ela está "para cima" ou "para baixo"? Observe o coeficiente a da equação:
a > 0 → ou seja, positivo → barriga pra baixo → vértice é ponto mínimo
a < 0 → ou seja, negativo → barriga pra cima → vértice é ponto máximo
3) VERDADEIRO
4) VERDADEIRO
5) VERDADEIRO
Leia mais sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/26439267#readmore