. 0$ provérbios sâo frases concisas que revelam aspectos da sabedoria popular e que transmitem, muitas vezes por meio de metáforas, uma lição, um ensinamento.Considere os provérbios a seguir:1.Quem não tem cào caça com gato.2.Devagar com o andor que o santo é de barro.3.Quem planta vento colhe tempestade.4.Mais vale um pássaro na mão que dois voando.5.Uma andorinha sozinha não faz verão.A eles podemos associar as seguintes ideias:a)1. desatenção; 2. desânimo; 3. compensação; 4. ganância; 5. persistência/determinaçào.b)1. improvisação; 2. cautela; 3. punição; 4. garantia/segurança;5.cooperação.c)1. substituição; 2. impaciência; 3. cautela; 4. resignação; 5. solidariedade.d)1. inexperiência; 2. cautela; 3. frustração; 4. garantia/segurança; 5. individualismo.e)1. esperteza; 2. precaução; 3. eficiência; 4. resignação; 5. cooperação.
Soluções para a tarefa
Olá,
De acordo com as opções apresentadas, a correta é a letra B
Uma vez que o proverbio 1 é utilizado para momentos em que um recurso mais eficiente (cão) não está disponível, assim a pessoa tende a improvisar com o que tem (gato)
No ditado 2, andor refere-se ao leito religioso que uma imagem segue numa procissão, e que no exemplo transmite cautela a pedir que se vá devagar por que o santo é delicado, de barro
A 3 traz punição como lição uma vez que o vento (certas atitutes) se tornará uma tempestade, sendo esta as consequências negativas dos atos anteriores
Mais vale um recurso em mãos que dois ativos incertos, é isso que o proverbio 4 traz ao sentido de segurança e cautela
E para finalizar, o 5 revela cooperação já que um passarinho (pessoa, grupo, organização, etc) não é suficiente para fazer verão (situação que se quer alcançar)
Espero ter ajudado!
Resposta:
I – improvisação, II – cautela; III – punição; IV – garantia; V – cooperação (solidariedade).
Explicação:
Cada ditado popular remete à essas ideias.