0,5 pontos 4. Na transição do século XVI para o XVII, a história nos apresentou Iohannes Amos Comenius (1592-1670), que definiu a Didática como "a arte de ensinar", retomando os clássicos para construir sua própria Didática. A infância era a fase privilegiada para essa formação, pois partia da vivência e das experiências. Dessa forma, Comenius trouxe inúmeras contribuições para a formalização dos procedimentos de ensino com a produção:
Soluções para a tarefa
Para Jan Amos Comenius, a arte de ensinar se dá pela ideia de ''ensinar tudo a todos''. Para Comenius, a melhor forma de ensinar ocorre pelas vivências e experiências, ou seja, trata-se do conhecimento empírico.
Comenius e a grande arte de ensinar
Sem descartar a importância dos estudos teóricos e científicos voltados para o raciocínio lógico e filosófico, o conhecimento empírico ocorre exclusivamente por cada dia vivido, e, com isso, gera conceitos, aprendizados e percepções.
Hoje em dia podemos ver inúmeros reflexos do pensamento de Comenius, seja quando explicamos algo com base numa lembrança longa ou curta, seja quando vivenciamos algo intensamente ou quando realizamos algo de fato.
Após tamanhas realizações, experiências e lembranças, a teorização destes ensinamentos é passada com prazer e emoção, portanto, se torna arte a ação de ensinar.
Dada a época em que foi teorizada a arte de ensinar de Comenius, é possível perceber os aspectos humanistas, voltados também para o criador. Portanto, independente da área que o indivíduo se destaque mais, ele deve aprender de tudo, sem limitações. Portanto, um pensamento científico e empírico trará ainda mais conhecimento.
Para saber mais sobre a arte de ensinar de Comenius, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/32273572
#SPJ4