.....................................,
Soluções para a tarefa
Resposta:
oioi eu vou colocar algumas que pesquisei que fiz um trabalho antes :
segue as respostas abaixo :
Região norte :
MAÇARICO
Uma das danças mais conhecidas da região do Amazonas. Leva esse nome em alusão ao pássaro Maçarico, muito comum na fauna regional.
A comparação é em razão dos movimentos da dança lembrarem o caminhar rápido do pássaro.
Os dançarinos ficam organizados em pares e desenvolvem a coreografia constituída por cinco diferentes movimentos. Os pares dançam, ora entrelaçados, ora soltos, e dão passos corridos para frente e para trás, deslizes laterais, volteios rápidos e rodopios ligeiros.
A música é executada em sanfona ou acordeão, viola, violão, rabeca, tambores pequenos.
Os versos são cantados pelos próprios dançarinos, normalmente são puxados pelas mulheres. A coreografia segue exatamente o que diz a letra no momento do coro. E as roupas são um espetáculo de cores e detalhes.
Região Nordeste :
Frevo
O frevo está entre uma das mais populares e animadas danças nordestinas. Além de ser um ritmo conhecido mundialmente, também é reconhecido como um patrimônio cultural da humanidade, título concedido pela UNESCO desde 2012.
A dança surgiu entre o final do século XIX e meados do século XX, no estado de Pernambuco. Foi inventado por compositores carnavalescos, cujo objetivo era propagar a euforia nos blocos de rua.
Para quem não sabe, o nome é um trocadilho da palavra “ferver’, que faz uma alusão ao ritmo fervoroso e alegre da dança, sendo até os dias de hoje um dos tipos de danças nordestinas mais presentes no Carnaval. Os movimentos são frenéticos, com saltos e passos bastante acelerados, sempre acompanhados de sombrinhas coloridas.
Região Centro – Oeste :
Siriri :
O siriri é uma das danças mais populares do folclore mato-grossense. Praticada na cidade e na zona rural, tem presença indispensável em festas, batizados, casamentos e festejos religiosos. É uma dança que lembra celebrações indígenas. Dando por homens, mulheres e até crianças, numa coreografia bastante variada e sem um interpretação definida, acontece em sala de casas, varandas ou mesmo terreiros.
A música é simples, falando de coisas da vida, desde o nascimento, família e a presença de amigos. Os tocadores são também os cantadores e quem dança também faz o coro. As vozes são estridentes, entoam tristeza e nostalgia nas melodias tristes, e alegria e descontração nas canções de festejo. Torna-se irresistível para quem vê, logo quer entrar na dança, que transmite respeito à vida e o culto à amizade.
Região Sudeste :
Caxambu :
O jongo, ou caxambu é um ritmo que teve suas origens na região africana do Congo-Angola. Chegou ao Brasil-Colônia com os negros de origem bantu trazidos como escravos para o trabalho forçado nas fazendas de café do Vale do Rio Paraíba, no interior dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.
A influência da nação bantu foi fundamental na formação da cultura brasileira. Para acalmar a revolta e o sofrimento dos negros com a escravidão e distrair o tédio dos brancos, os donos das isoladas fazendas de café permitiam que seus escravos dançassem o jongo nos dias dos santos católicos. Para esses negros africanos e seus filhos, o jongo era um dos únicos momentos permitidos de trocas e confraternização.
Região Sul :
Chula :
Chula é uma dança típica do Rio Grande do Sul. Dançada em desafio, praticada apenas por homens. A chula tem bastante semelhança com o Lundu sapateado, encontrado em outros Estados brasileiros. A chula do Rio Grande do Sul vem da chula de Portugal. A chula portuguesa (antiga chula) é baseada em batidas dos pés e nos desafios. Uma vara de madeira denominada lança e medindo cerca de 2 ou 3 metros de comprimento é colocada no chão, como dois ou três dançarinos dispostos em suas extremidades. Ao som da gaita gaúcha, os dançarinos executam diferentes sapateados, avançando e recuando sobre o pedaço de madeira.
Espero ter ajudado !!