História, perguntado por luiscaj35, 7 meses atrás

Zilda Arns

Zilda Arns era médica pediatra e fez trabalhos sociais importantes na divulgação dos direitos das crianças e idosos e no combate à desnutrição e à mortalidade infantil.
Catarinense de Forquilhinha, Zilda foi a 13ª filha de uma família com 16 irmãos. Nascida em 25 de agosto de 1934, ela começou a cursar Medicina em 1953, enfrentando a resistência inicial de seu pai, que não achava a profissão adequada para uma mulher.
De 1955 a 1964, foi médica pediatra no Hospital de Crianças César Pernetta, em Curitiba. Em 1981, atuou como diretora de Saúde Materno-Infantil da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná.
Em 1983, Zilda fundou e passou a coordenar a Pastoral da Criança, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Seu trabalho foi muito importante no desenvolvimento de novas políticas públicas e na diminuição das taxas de mortalidade infantil no País.
Ela ganhou vários prêmios por sua atuação na área social. Em 2001, foi uma das indicadas ao Prêmio Nobel da Paz. E em 2002, foi declarada Heroína da Saúde Pública das Américas, título concedido pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
Em 2008, Zilda assumiu a direção da Pastoral Internacional da Criança. Também fundou e coordenou a Pastoral da Pessoa Idosa. Seu trabalho espalhou-se por vários países, especialmente na África, América do Sul e Ásia, em benefício da população mais fragilizada pela pobreza.
Zilda Arns morreu no dia 12 de janeiro de 2010, no Haiti, durante um grande terremoto. Ela estava em Porto Príncipe, em missão humanitária, para introduzir a Pastoral da Criança naquele país.
Disponível em: <plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados>.

Em “Zilda Arns era médica pediatra e fez trabalhos sociais importantes na divulgação dos direitos das crianças e idosos e no combate à desnutrição [...]”, o texto:

interpela Zilda Arns

apresenta Zilda Arns.

caracteriza Zilda Arns.

Na parte “Seu trabalho foi muito importante no desenvolvimento de novas políticas públicas e na diminuição das taxas de mortalidade infantil no País.”, o vocábulo “e” indica:

fatos que se somam.

fatos que se alternam.

fatos que se contradizem.

​ e de nivelamento de português

Soluções para a tarefa

Respondido por martinkoliveira
5

1) No trecho apresentado, o texto apresenta Zilda Arns, e por isso a alternativa correta é a letra B.

No trecho, há uma dissertação sobre os feitos profissionais de Zilda Arns, fazendo com que o leitor se situe sobre sua atuação profissional. Ou seja, há uma apresentação da mulher.

2) Na parte apresentada, o vocábulo "e" indica fatos que se somam, e por isso a alternativa correta é a letra A.

O termo "e" é uma conjunção. As conjunções são vocábulos gramaticais que têm o objetivo de relacionar duas ou mais orações em um único enunciado.

Elas podem ser classificadas em coordenativas (onde conectam orações com a mesma função) ou subordinativas (onde unem orações com diferentes papéis, sendo uma a principal e a outra a subordinada).

Mais especificamente sobre a conjunção "e", esta é uma conjunção coordenativa, pois liga orações independentes. Na parte em questão, essa conjunção faz com que os fatos se somem, pois é apresentada uma sequência.

Veja questão relacionada em:

https://brainly.com.br/tarefa/10622262

Anexos:
Perguntas interessantes