“Zeus ocupa o trono do universo. Agora o mundo está ordenado. Os deuses disputaram entre si, alguns triunfaram. Tudo o que havia de ruim no céu etéreo foi expulso, ou para a prisão do Tártaro ou para a Terra, entre os mortais. E os homens, o que acontece com eles? Quem são eles?” (VERNANT, Jean-Pierre. O universo, os deuses, os homens. Trad. de Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 56.)
O texto acima é parte de uma narrativa mítica. Considerando que o mito pode ser uma forma de conhecimento, assinale a alternativa correta.
(a) A verdade do mito obedece a critérios empíricos e científicos de comprovação.
(b) As explicações míticas constroem-se, de maneira argumentativa e autocrítica. (c) O conhecimento mítico segue um rigoroso procedimento lógicoanalítico para estabelecer suas verdades. (d) O mito busca explicações definitivas acerca do homem e do mundo, e sua verdade independe de provas. (e) A verdade do mito obedece a regras universais do pensamento racional, tais como a lei de não-contradição
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
d) o mito busca explicações definitivas acerca do homem e do mundo, e sua verdade independe de provas.
Explicação:
antes que existisse a filosofia, a Grécia era banhada por mitos e esses mitos eram amplamente divulgados pelo território. Uma das características principais do mito é exatamente essa de não haver preocupação com a verdade. Isso porque o homem, desde os primórdios, busca por conhecer a si mesmo e o mundo ao seu redor. E essa sede de conhecer, naquela época, era tão grande que não era necessário provas, eles simplesmente acreditavam.
Espero ter ajudado. Bons estudos!
Perguntas interessantes