Zavadil (2013) ressalta a importância do sumário executivo, citando que ele “é considerado, por muitos consultores de negócio, a parte mais importante do plano quando a finalidade é a busca de recursos oriundos de investidores, financiadores ou parceiros em potencial”. Considerando os itens que compõem o sumário executivo de um plano de negócios, avalie as afirmações a seguir: I. O sumário executivo deverá conter um resumo dos principais pontos do plano de negócio: o que é, principais produtos e/ou serviços, principais clientes, localização, montante de investimento, faturamento mensal e lucro esperado, tempo de retorno do investimento inicial. II. Não é necessário incluir quem faz parte do time de sócios e da gestão da empresa, como os dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições, uma vez que estas informações serão abordadas no plano operacional. III. Todos os números detalhados do plano financeiro deverão ser apresentados no sumário, pois este é o ponto principal e o grande objetivo do plano. É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Resposta:
Letra A (I apenas)
Explicação:
Espera-se que o aluno indique a letra “A” como resposta correta, de acordo com a Aula 5 – Tema 2: O sumário deverá conter:
Resumo dos principais pontos do plano de negócio: o que é, principais produtos e/ou serviços, principais clientes, localização, montante de investimento, faturamento mensal e lucro esperado, tempo de retorno do investimento inicial.
Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições: quem faz parte do time de sócios e da gestão da empresa. Aqui vale apresentar um breve perfil, com conhecimentos, habilidades e experiências anteriores, mostrando como serão úteis ao negócio.
Capital social: todos os recursos investidos pelos sócios para o início da operação. Estamos falando de recursos financeiros, mas também de recursos físicos, materiais, humanos, tecnológicos. Caso haja sociedade, decide-se quanto cada um investirá e qual o seu percentual de participação na empresa.
Fonte de recursos: onde e como serão obtidos os recursos para o início da operação: próprios, de terceiros ou ambos.
Ou seja, os dados dos sócios e gestores deverá ser incluído, porém não é necessário incluir todos os números detalhados do plano financeiro, apenas um resumo do que compete ao capital social e às fontes de recursos