Zabala e Arnau (2010) destacam que avaliar competências exige que o professor possua dados autênticos sobre o nível de aprendizagem de cada estudante em relação à competência em destaque, com uma variedade de instrumentos que atendam às características específicas de cada competência, considerando ainda o contexto em que ela deve ou pode ser realizada. Ou seja, é preciso ter indicadores de desempenho para a tomada de decisão. Considerando esse pressuposto, faça a associação entre os conceitos dos instrumentos de avaliação discriminados
Soluções para a tarefa
Nele podem estar incluídos não só trabalhos escolares, mas também textos de autoavaliação, cartas de referência de ex-professores ou ex-empregadores, fotos que comprovem trabalhos realizados, prospectos/fôlderes ou programas de audições e representações.
Por meio dela, o professor pode conhecer melhor seus alunos, tanto na área cognitiva quanto na afetiva, compreendendo seus avanços e dificuldades, dando uma identidade ao aluno, entendendo o que ele precisa para avançar em seu processo educativo, permitindo intervenções específicas para cada um que possam ajudar na construção de seu conhecimento.
Instrumento privilegiado para promover a autorregulação do estudante, podendo ser aplicada na modalidade escrita e oral a depender da natureza.
É necessário, pois nossa memória viva não é capaz de reter tantos dados relativos a um estudante, quanto mais de muitos, e por anos a fio.