XI. Jamais, a respeito de coisa alguma, digas: “Eu a perdi”, mas sim: “Eu a restituí”. O filho morreu? Foi restituído. A mulher morreu? Foi restituída. “A propriedade me foi subtraída”, então também foi restituída. “Mas quem a subtraiu é mau”. O que te importa por meio de quem aquele que te dá a pede de volta? Na medida em que ele der, faz uso do mesmo modo de quem cuida das coisas de outrem. Do mesmo modo como fazem os que se instalam em uma hospedaria.
EPICTETO. Encheirídion. In: DINUCCI, A. Introdução ao Manual de Epicteto. São Cristóvão: UFS, 2012 (adaptado).
A característica do estoicismo presente nessa citação do filósofo grego Epicteto é
a) explicar o mundo com números.
b) identificar a felicidade com o prazer.
c) considerar as convenções sociais com desprezo.
d) questionar o saber científico com veemência.
e) aceitar os sofrimentos com serenidade.
Leia o trecho da Carta a Meneceu.
"Nenhum jovem deve demorar a filosofar, e nenhum velho deve parar de filosofar, pois nunca é cedo demais nem tarde demais para a saúde da alma. Afirmar que a hora de filosofar ainda não chegou ou já passou é a mesma coisa que dizer que a hora ainda não chegou ou já passou; devemos, portanto, filosofar na juventude e na velhice para que enquanto envelhecemos continuemos a ser jovens nas boas coisas mediante a agradável recordação do passado, e para que ainda jovens sejamos ao mesmo tempo velhos, graças ao destemor diante do porvir. Devemos então meditar sobre tudo..." (Epicuro Carta de Epicuro a Menoiceus). Para Epicuro, como se expressa na Carta a Meneceu, o objetivo da filosofia é:
a) A felicidade do homem.
b) A imparcialidade diante das decisões tomadas pelos homens.
c) A areté própria do homem.
d) O gozo imoderado dos prazeres mundanos.
e) Estabelecer, refutar e defender argumentos tirados da bíblia.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) e) aceitar os sofrimentos com serenidade.
2) a) A felicidade do homem.
Explicação:
1) Umas das principais características do estoicismo é a serenidade, ou seja um estado de tranquilidade frente a situações, afrontosas e amedrontadoras;
2) O epicurismo é uma corrente filosófica, que prega os prazeres, podendo ser naturais ou não. Sendo assim, um proporciona a felicidade duradoura o outro passageira. E a filosofia, tem esse papel fundamental, a busca pela verdade e por consequência a felicidade.
1 - A resposta correta é a letra E) aceitar os sofrimentos com serenidade.
O Estoicismo é uma doutrina filosófica baseada nas leis da natureza, nasceu na Grécia, no século IV a.C.
Os estoicos entendiam que a perfeição humana estava fundamentada na ideia as pessoas estão ligadas à natureza.
Com isso, é necessário negar os seus desejos para a satisfação da necessidade induzida pela razão em equilíbrio com a natureza.
Para eles, as emoções destrutivas são resultados dos erros de julgamento e possuem relação ativa entre a liberdade e a crença humana que devem guiar os passos das pessoas para os bons caminhos.
2 - A resposta correta é a letra A) A felicidade do homem
A carta de Meneceu é uma obra curta e simples que como objetivo abordar a felicidade.
Por conta da importância dos escritos nela, pode-se observar que a mesma se tornou uma das principais obras da filosofia ocidental, tendo em vista que ela apresenta essências de ética epicurista.
Inicialmente, Epicuro realizou constatações sobre o estudo da filosofia que sempre é positiva e de vasta importância para qualquer pessoa, seja ela nova ou não.
A filosofia é uma das formas de alimentar a alma e levar o homem a alcançar a felicidade e por isso o escritor incentiva os seus seguidores a praticar os conceitos abordados em sua doutrina.
Fique por dentro do assunto:
Qual o significado da palavra estoicismo?
https://brainly.com.br/tarefa/9791946
Carta sobre a felicidade Epicuro qual o contexto histórico vivido pelo pensador?
https://brainly.com.br/tarefa/8123103
Bons estudos!