História, perguntado por alessanndra8236, 1 ano atrás

”Xerxes não enviou arautos a Atenas e a Esparta para exigir a submissão dessas cidades. Dario os tinha enviado anteriormente com esse fim, mas os atenienses os haviam lançado no Báratro, enquanto que os lacedemônios atiraram-nos num poço, dizendo-lhes que dali tirassem terra e água para levarem ao rei. Espértias e Bulis, ambos espartanos de alta linhagem, ofereceram-se para sofrer o castigo que Xerxes, filho de Dario, quisesse impor-lhes pela morte dos arautos enviados a Esparta. [...] Partindo para Susa, foram ter à casa de Hidames, persa de nascimento e governador da costa marítima da Ásia. [...] Depois de convidá-los a participar da sua mesa, assim lhes falou: 'Lacedemônios, por que recusais de tal forma a amizade que o nosso soberano vos oferece? Podeis ver, pela situação privilegiada que desfruto, que ele sabe premiar o mérito; e como tem em alta conta vossa coragem, estou certo que daria também, a cada um de vós, um governo na Grécia, se quisésseis reconhecê-lo como soberano'. 'Senhor - responderam os jovens - sabeis ser escravo, mas nunca experimentastes da liberdade, ignorando, por conseguinte, as suas doçuras. Se já a tivésseis algum dia conhecido, estimular- nos-íeis a lutar por ela, não somente com lanças, mas até com machados'.” (HERÓDOTO.História.São Paulo: Tecnoprint, s/d, p. 340-341.) Com base no texto de Heródoto e nos conhecimentos sobre o conflito entre gregos e persas na Antiguidade, considere as afirmativas a seguir: 1. A narrativa de Heródoto concebe o tempo como cíclico, uma vez que, para ele, o conhecimento da história permite a correção dos erros do passado. 2. Em seu texto, Heródoto atribui às Guerras Greco-Pérsicas o significado de um conflito entre homens livres e escravos. 3. Heródoto demonstra, por meio da sua narrativa, que a inviolabilidade dos arautos, fundada no direito das gentes, era um costume político compartilhado por gregos e persas. 4. As atitudes dos atenienses e espartanos, narradas no texto de Heródoto, revelam por que os persas chamavam os gregos de “os bárbaros da Antiguidade Clássica”. Assinale a alternativa correta. -) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. -) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. -) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. -) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras. -) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras. Resposta correta:Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
137
Olá, tudo bem?

Para esta questão, somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

1. Falsa - Heródoto, conhecido como pai da História, não acreditava que podíamos consertar o passado, pois isso é impossível, porém a história é cíclica porque os mesmos erro são cometidos repetidamente.

2. Correta - basta uma leitura atenta do texto para perceber o estímulo ao lutar pela liberdade.

3. Correta - Os arautos eram os mensageiros que carregavam mensagens aos inimigos e, por isso, não podiam sofrer qualquer tipo de violência.

4. Falsa - Os gregos quem denominavam outros povos de Bárbaros, entretanto, como a nomenclatura atual é dada pelos historiadores modernos, os gregos são considerados Antiguidade Clássica.

Espero ter ajudado!

Respondido por mariaclara9145528
41

Resposta:

Alternativa correta: c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

Explicação:

As Guerras Greco-Pérsicas, também chamadas de Médicas, é usada por Heródoto como um pretexto para exaltar a condição do homem livre frente ao escravo, como fica expresso no item 2.

Os arautos eram mensageiros oficiais entre os reinos e às vezes não traziam boas notícias e por isso, eram protegidos por governo tão diferente como o grego e o persa. Afinal, eles não tinham culpa das novidades que anunciavam.

Perguntas interessantes