Biologia, perguntado por karenstilinsk1158, 1 ano atrás

X, Y e Z são diferentes espécies de bacté­ rias aeróbicas heterotróficas. X e Z conseguem viver somente em presença de alta luminosidade, pró­ ximas à superfície do meio de cultura, e Y vive em baixa luminosidade, imersa no meio de cultura. Um pesquisador realizou o seguinte experimento: No recipiente I, im plantou uma colônia de bactéria X na superfície e uma colônia de bactéria Y no in te rio r do meio de cultura. No recipiente II, realizou o mesmo procedim ento, dessa vez com colônias de bactérias X e Z, ambas im plantadas na superfície do meio de cultura. Todas as colônias possuíam núm ero semelhante de indivíduos e suprim ento alim entar distribuído homogeneam ente nos recipientes. Os resultados da m ultiplicação das colônias ao longo do tem po encontram-se expressos nos dois gráficos a seguir.Usando exclusivamente as informações fornecidas, pode-se dizer corretamente que a) X e Y competem pelo alimento, porém ambas são igualmente bem adaptadas na obtenção do mesmo. A bactéria Z, por sua vez, não é capaz de com petir com X nem com Y, pois apresenta baixa capacidade adaptativa. b) X e Y possuem o mesmo nicho ecológico e possuem hábitats diferentes, não ocorrendo competição por alimento. X e Z, por sua vez, possuem nichos muito distintos, mas mesmo hábitat, o que promove a competição e eliminação do menos apto. c) X e Y apresentam uma relação mutualística, em que cada uma se beneficia da convivência com a outra e, por isso, ambas se desenvolvem. X e Z apresentam com portam ento de predação de Z por X, o que leva à eliminação da colônia. d ) X e Y ocupam nichos ecológicos m uito distintos e, embora o alim ento seja o mesmo, há baixa competição por ele. X e Z, em contrapartida, ocupam nichos semelhantes, havendo com peti­ ção e eliminação de Z, que demonstra ser menos apta que X para obter alimento. e) X e Y apresentam uma relação de comensalismo, em que Y se beneficia dos restos de alim ento deixados porX . Por sua vez, Z é predada porX até a com pleta eliminação da colônia.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por camilafortes13
20
LETRA D. 

As bactérias X e Y ocupam SIM nichos diferentes, podemos observar que X consegue apenas na presença de alta luminosidade enquanto Y apenas na presença de baixa luminosidade
No experimento representado pela questão os dois foram implantados em locais diferentes (no recipiente I) e por conta disso a competição por alimentos não é intensa
As duas populações apresentadas têm uma curva de crescimento sigmoide.
Enquanto as bactérias X e Z ocupam nichos semelhantes, pois as duas só conseguem sobreviver em alta luminosidade.
No experimento as duas foram implantadas no mesmo local (na superfície), daí as duas acabam competindo entre si. E a espécie Z acaba sendo desfavorecidas como podemos ver no gráfico II que há uma queda na cultura de bactérias da espécie Z.  
Respondido por EderSorocaba
2

Resposta:

d) X e Y ocupam nichos ecológicos muito distintos e,  embora o alimento seja o mesmo, há baixa competição por ele. X e Z, em contrapartida, ocupam nichos  semelhantes, havendo competição e eliminação de  Z, que demonstra ser menos apta que X para obter alimento.

Explicação:

No recipiente I, as bactérias X e Y ocupam ambientes  diferentes no mesmo meio de cultura, portanto não há  competição.

No recipiente II, as bactérias X e Z ocupam o mesmo  ambiente no meio de cultura; neste caso, ocorre competição e a bactéria Z mostra-se menos apta.

Perguntas interessantes