Matemática, perguntado por uandersom69, 1 ano atrás

x+y= 25 e x-y =5 em metodo de cramer


thalesdluccapdexsw: depende, tu quer que o sistema seja indeterminado, determinado ou impossível ?
thalesdluccapdexsw: tem um problema, não tem como resolver uma matriz com duas linha e 3 colunas, a menos que tu coloque mais uma equação, dai da pra usar a regra de cramer

Soluções para a tarefa

Respondido por limacharliesierra
0

Foto 1:

Na parte de cima

O método de cramer consiste em calcular o determinante da incógnita (Delta x ou Delta y) dividido pelo determinante formado pelos coeficientes das incógnitas (Delta) para encontrar o valor de X e de Y.

Na parte debaixo

Os coeficientes de x (ax1, ax2) e y (ay1, ay2) , da primeira e segunda equação, e os termos independentes (c1 e c2), também da primeira e segunda equação respectivamente. Sendo x1, y1 e c1, respectivamente o x, o y e o c da primeira equação e o x2, y2 e c2 os x, y e c da segunda.


Foto 2:

O Delta é o determinante dos coeficientes de X e de Y. O Delta X é o determinante do termo independente com os coeficientes de Y. Quando calcula-se o determinante de uma incógnita (x,y,z,a.... qualquer que seja), se substitui onde ficaria os coeficientes da incógnita pelos termos independentes (c1 e c2) na posição onde ficaria a incógnita que está se calculando, no caso os coeficientes de X são substituidos na posição da primeira coluna por c1 e c2. O Delta Y a mesma coisa.


Foto 3:

Calculados os determinantes de cada incógnita, só colocar na forma da primeira foto:

Incógnita = Delta (Incógnita)/Delta

-> X = 15

-> Y = 10

Anexos:

thalesdluccapdexsw: AAH, mil perdões, eu tava pensando em utilizar os termos independentes na matriz, ta certinho eu que babaquiei mesmo
limacharliesierra: Eu quando vi essa questão, inicialmente pensei na mesma coisa também, tipo: "Ué? Como? Não da pra achar determinante de uma matriz nao quadrada". Ai depois que fui me lembrar.
Perguntas interessantes