Wolch & Emel (1995) destacam que a questão animal ainda não está totalmente inserida na Geografia, pois: "[...] a teoria social permanece resolutamente antropocêntrica. Os animais tendem a ser subordinado dentro dos debates sobre a relação natureza-cultura, ou mais genericamente, do meio-ambiente. ". Assim, as autoras propõe:
Alternativas:
a)
Uma geografia mais antropocêntrica;
b)
Uma (re) entrada dos animais na geografia;
c)
Uma nova interpretação dos solos na geografia;
d)
Uma revisão do caráter marxista da geografia;
2)
A inter-relação entre as espécies é irrefutável; nós respondemos pelos vertebrados, invertebrados, insetos e microrganismos. Os animais são cruciais para a sociedade capitalista pós-moderna assim como eram (e ainda são) para as sociedades coletor-caçador ou pastorais (ainda mais importantes se pensarmos em termos de consumo e entretenimento). Assim, reforça-se a idéia de:
Alternativas:
a)
que os animais também são agentes da sociedade;
b)
que os animais não são fundamentais para a sociedade;
c)
que os humanos são inteiramente independentes dos animais;
d)
que os humanos e animais não são inter-relacionados;
3)
É a intrínseca relação entre humanos e não-humanos que a psique humana, estrutura de aquisição de conhecimento e fala, estão fundamentalmente moldadas pela relação ecológica com animais selvagens. Essa relação é reforçada pela idéia de Erica Fudge que afirma:
Alternativas:
a)
Defende a tese de que animais e humanos são intrinsecamente distintos, assim estamos cada vez mais distantes dos animais;
b)
Defende a tese de que os animais são mais humanizados que muitos humanos;
c)
Defende a tese de que os animais são considerados como seres agentes da transformação social, somente enquanto relacionados com outros não-humanos;
d)
Defende a tese de que a humanidade só se formou ao passo que negou a sua animalidade, assim quanto mais distante dos animais mais humanos somos.
4)
O cartesianismo, depois contestado pelo darwinismo, trouxeram amplo debate para a questão dos animais como autômatos. Dominique Lestel (2001) apresenta, assim como Wolch & Emel (1995), que depois desta primeira discussão entre o cartesianismo e o darwinismo, houve um deslocamento das diferenças e lacunas entre humanos e não-humanos para a questão da linguagem e da cultura. Assim, sempre houve, na consolidação da humanidade, uma tentativa de:
Alternativas:
a)
Unir os humanos e os animais;
b)
Apresentar a superioridade animal;
c)
Separar humanos e animais;
d)
Apresentar a harmonia entre humanos e animais;
5)
Com a expansão dos direitos civis e o avanço das ciências biológicas (em especial a etologia e a neurociência) e o recrudescimento de um ambientalismo holístico, os esforços na "manutenção das fronteiras" são incrivelmente fúteis. Assim, é também a visão da:
Alternativas:
a)
Geografia Cultural Animal;
b)
Geografia Contemporânea Antropocentrica;
c)
Geografia Física pós-estruturalista;
d)
Geografia Holística;
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
1 b; 2 a; 3 d; 4 c; 5 a
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