Inglês, perguntado por rbflete, 7 meses atrás

what was the inquisition?​


rbflete: ;';
rbflete:

Soluções para a tarefa

Respondido por geanyfdesouza
1

Resposta:

A Inquisição, ou Santa Inquisição foi[1] um grupo de instituições dentro do sistema jurídico da Igreja Católica Romana cujo objetivo era combater a heresia, blasfémia, bruxaria e costumes considerados desviantes. Violência, tortura, ou a simples ameaça da sua aplicação, foram usadas pela Inquisição para extrair confissões dos hereges.[2] Começou no século XII na França para combater as dissidências religiosas, em particular, em relação aos cátaros e valdenses. Entre os outros grupos que foram investigados pela Inquisição Medieval encontram-se os fraticellis, os hussitas (seguidores de Jan Hus) e as beguinas, e os conversos. A partir da década de 1250, os inquisidores eram geralmente escolhidos entre os membros da Ordem Dominicana para substituir a prática anterior de utilizar clérigos locais como juízes.[3] O termo Inquisição Medieval cobre os tribunais do século XII até meados do século XV.

No final da Idade Média e início do Renascimento, o conceito e o alcance da Inquisição foi significativamente ampliado em resposta à Reforma Protestante e à Contrarreforma Católica. Alargou-se a outros países europeus,[4] resultando nas Inquisição Espanhola e Portuguesa. Esses dois reinos em particular operavam tribunais inquisitoriais ao longo de seus respectivos impérios (o Espanhol e o Português) na América, Ásia e África (resultando nas Inquisições Goesa, Peruana e Mexicana, entre outras).[5] Um foco particular das inquisições espanhola e portuguesa foram os conversos, ou seja, judeus e muçulmanos que se tinham convertido ao catolicismo, e que eram considerados suspeitos de secretamente terem voltado a praticar suas religiões anteriores.

A instituição da Inquisição persistiu até o início do século XIX (exceto dentro dos Estados Pontifícios), após as guerras napoleônicas na Europa e depois das guerras hispano-americanas de independência na América. Sobreviveu como parte da Cúria Romana, e recebeu um novo nome em 1908, sob o Papa Pio X, como "Sacra Congregação do Santo Ofício". Em 1965, por ocasião do Concílio Vaticano II, durante o pontificado de Paulo VI e em clima de grandes transformações na Igreja após o papado de João XXIII, assumiu o seu nome atual: Congregação para a Doutrina da Fé.

Índice

1 Origem e histórico

1.1 Idade Média

1.2 Inquisição espanhola

1.3 Inquisição portuguesa

2 Procedimentos

2.1 Denúncias

2.2 Interrogatórios

2.3 Tortura

3 Julgamento e Sentenças

3.1 Uso do fogo

4 Estatísticas

5 Censura literária

6 Posição actual da Igreja Católica

7 Ver também

8 Referências

9 Bibliografia

10 Ligações externas

Origem e histórico

Ver artigo principal: Inquisição romana

Execução da poetisa protestante Anne Askew em 1546, em Londres, após tortura no potro.

A instalação desses tribunais era muito comum na Europa a pedido dos poderes régios. Diz Oliveira Marques em História de Portugal, tomo I, página 393: «(…) a Inquisição surge como uma instituição muito complexa, com objetivos ideológicos, econômicos e sociais, consciente e inconscientemente expressos. A sua atividade, rigor e coerência variaram consoante a época.»

A ideia da criação da Inquisição surgiu inicialmente para funcionar como um tribunal interno, apenas para dentro da Igreja católica.

Em 1022, foi criado o primeiro "Tribunal Público contra a Heresia", em Orleans (França).[6]

Em 1183, delegados enviados pelo Papa averiguaram a crença dos cátaros de Albi, sul de França, também conhecidos como "albigenses", que já tinham surgido em 1143, e que acreditavam na existência de um Deus para o Bem e outro para o Mal; Cristo seria o Deus do bem, enviado para salvar as almas humanas, e o Deus criador do mundo material seria o Deus do mal. Após a morte, as almas boas e espirituais iriam para o céu, enquanto as almas pecadoras e materialistas, como castigo, reencarnariam no corpo de um animal. Isto foi considerada uma heresia e no ano seguinte, no Concílio de Verona, foi criado o Tribunal da Inquisição. Os cátaros consideravam que a alma seria a parte boa do ser humano, e o corpo seria a parte má do homem. Rejeitavam a maior parte do Antigo Testamento -e o seu Deus beligerante - como satânico. Não construíam igrejas, mas estavam bem organizados. Os cátaros consideravam as mulheres como iguais aos homens, e o catarismo ofereceu às mulheres a oportunidade de participar plenamente na fé a todos os níveis. Na estrutura da igreja cátara, os seguidores estavam divididos em três classes: os Perfeitos, que eram o topo da igreja, os seus sacerdotes, os Crentes e os Ouvintes[7]

Explicação:

espero que te ajude>


rbflete: ajudou, e mto
geanyfdesouza: obg
rbflete: dnd
geanyfdesouza: hahaha
Respondido por Soyah1602
1

Resposta:

era ‎‎um poderoso escritório‎‎ criado dentro da Igreja Católica para erradicar e punir heresia em toda a Europa e américas. Começando no século XII e continuando por centenas de anos, a Inquisição é infame pela gravidade de suas torturas e sua perseguição a judeus e muçulmanos.‎

Explicação:♒♒


rbflete: agora sim
geanyfdesouza: parabens
Perguntas interessantes