Weber desenvolveu, em suas teses, os chamados “modelos de ação ideal”. Tais tipos ideais não existem de forma real, nem ocorrem de forma pura, mas orientam a ação social. De acordo com Aguiar e Casteleira (2018), estes quatro modelos permitem compreender o sentido dado por uma coletividade para uma ação.
AGUIAR, Gilson da Costa; CASTELEIRA, Rodrigo Pedro. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Maringá-PR: UniCesumar, 2018.
Diante do conteúdo abordado, analise as alternativas a seguir e assinale a correta.
Alternativa 1:
Weber defende que a emoção é o único modelo que ocorre de forma pura. Tal modelo orienta os demais na construção do sentido da ação.
Alternativa 2:
Os modelos de ação se inter-relacionam e não há um determinante exclusivo, mas o conjunto que eles representam. No momento da ação, se organizam para dar sentido ao comportamento.
Alternativa 3:
A tipologia da ação social weberiana é inspirada nos estudos e discussões de Auguste Comte acerca da Física Social, o que fica evidenciado pelas análises relacionadas às Ciências Naturais em Weber.
Alternativa 4:
A racionalidade é determinante na condução do comportamento social. Todo e qualquer ser humano, ao executar uma ação, racionaliza seu comportamento e determina suas intenções pela racionalidade.
Alternativa 5:
A valorização moral do comportamento acaba por reduzir sua racionalidade e, até mesmo, submetê-la. Ao longo do tempo, temos que considerar a proporcionalidade da ação em relação à sua compreensão moral determinante.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta:
ALTERNATIVA B
Explicação:
PG 115
Respondido por
1
Resposta: alternativa 2 letra b: Os modelos de ação se inter-relacionam e não há um determinante exclusivo, mas o conjunto que eles representam. No momento da ação, se organizam para dar sentido ao comportamento.
Explicação: está na página 115
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Biologia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás