Sociologia, perguntado por bombomsantos, 1 ano atrás

Weber (1980) buscava uma análise social fundada nas relações sociais e no sentido que os sujeitos que se relacionam estabelecem dentro destas relações. Segundo o autor, onde ocorre uma relação entre duas ou mais pessoas há uma orientação subjetiva que gera a busca de um interesse. Nem sempre, este interesse é fundado na racionalidade.
WEBER, M. A ética protestante e o espírito do capitalismo. In: WEBER, M. Textos selecionados. Seleção e tradução de Maurício Tragtenberg. São Paulo: Abril Cultural, 1980.


Sobre as teses de Weber (1980), avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


Mesmo nas atividades econômicas, que aparentemente são fundadas na racionalidade, é possível compreender os fundamentos dos valores subjetivos na conduta social e individual. Em sociedades onde a economia está associada a aspectos moral ou emocional a dinâmica econômica pode receber influência.

PORQUE


Em sociedades onde há uma valorização do trabalho, seja ele industrial, agrícola, comercial, há um empenho maior da sociedade nas relações produtivas. Muitas vezes, o bom desempenho da economia pode estar associado aos estímulos que a moral ou a emoção estabelecem na atividade profissional.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
16
Boa tarde!


Com base no enunciado acima, podemos compreender que:

A primeira e a segunda alternativa estão corretas e ambas se completam.


Deste modo, é interessante partir deste ponto, visto que para Weber a relação social diz respeito à conduta de múltiplos agentes que se orientam em conformidade com um conteúdo específico do próprio sentido das suas ações.


Além disso, baseado no conceito da ação social, a conduta do agente está orientada significativamente pela conduta de outro ou outros.

Espero ter ajudado;

Um abraço.
Perguntas interessantes