Walter Raleigh poderá apropriar-se de todo o solo dessas terras, territórios e regiões por descobrir e possuir, como antes se disse, assim como todas as cidades, castelos, vilas e vilarejos e demais lugares dos mesmos, com os direitos, regalias, franquias e jurisdições, tanto marítimas como outras, nas ditas terras ou regiões ou mares adjuntos, para utilizá-los com plenos poderes, para dispor deles, em todo ou em parte, livremente ou de outro modo, de acordo com os ordenamentos das leis da Inglaterra [...] reservando sempre para nós, nossos herdeiros e sucessores, para atender qualquer serviço, tarefa ou necessidade, a quinta parte de todo o mineral, ouro ou prata que venha a se obter lá. Carta de doação a Walter Raleigh, 1585. In: KARNAL, L. et al. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2007. O documento anterior revela a estratégia da Coroa inglesa, no século XVI, para:
A. viabilizar a exploração de terras e de riquezas na América.
B. afastar as ameaças de invasão do território colonial por estrangeiros. C. transferir para a colônia os críticos da religião oficial da Coroa.
D. efetivar o processo de evangelização das populações indígenas.
E. afirmar o domínio da Coroa em detrimento da iniciativa privada.
me ajudem pfvv <3
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta:
Alternativa ; A
Explicação:
A carta de doação a Walter Raleigh afirma que “a quinta parte de todo o mineral, ouro ou prata” obtida na América por Raleigh deveria ser reservada à Coroa, revelando o objetivo da monarquia inglesa em viabilizar a exploração de terras e de riquezas na América, o que torna válida a alternativa A.
Perguntas interessantes