Wallon (1968) ao estudar a formação da pessoa, criou uma teoria de desenvolvimento da personalidade na qual o indivíduo é constituído principalmente de afetividade e de cognição. Essa teria e conhecida como teoria Da Psicogênese da Pessoa Completa. Wallon acredita que a passagem de um estágio para outro é marcada por conflitos, rupturas ou retrocessos no desenvolvimento de ordem endógena ou exógenas que obedecem leis que regulam o desenvolvimento da criança. Assinale a alternativa CORRETA que traz essas leis:
A) Inativismo funcional; Diferenciação funcional e alternância.
B) Alternância predominal; Integração funcional; e preponderância Funcional.
C) Alternância funcional; Preponderância Funcional e Diferenciação; e integração funcional.
D) Preponderância funcional; Ativismo funcional; e diferenciação.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra C
Explicação:
1- Lei de alternância funcional, onde ao movimento predominante ou é para dentro, para o conhecimento de si, ou para fora, para o conhecimento do mundo exterior
2- Lei de preponderância funcional, onde fica evidente o qual predomina em um estágio é o motor, afetivo ou cognitivo, embora continuem nutrindo-se mutuamente, e o amadurecimento de um interfere no amadurecimento do outro, sendo que aproximando as duas leis, quando a direção é para si mesmo (centrípeta) o predomínio é do afetivo: quando é para o mundo exterior (centrifuga), o predomínio é do cognitivo.
3- Lei da integração funcional, caracterizando esta sequencia de estágio como uma relação hierárquicos sendo os primeiros estágios mais simples evoluindo para os mais complexos, conforme o meio e o sistema nervoso (biológico).