Vygotsky (1991) afirma que a brincadeira é uma representação que a criança faz das relações sociais que vivencia cotidianamente. Tal atividade é importante, pois possibilita que a criança avance em sua aprendizagem pelo exercício social que a brincadeira promove. Assinale a alternativa incorreta sobre a situação da brincadeira:
Alternativas:
a)
Brincando a criança aprende sobre os papéis sociais e aprende melhor sobre regras, pois se desloca do lugar que representa enquanto criança e passa a vivenciar no concreto o lugar do personagem.
b)
Brincando a criança não coloca em atividade sua criatividade.
c)
Para Kishimoto (1999), o brincar possibilita à criança realizar novas combinações de ideias e de comportamentos.
d)
Ao brincar a criança poderá elaborar uma situação que viveu um dia passivamente.
Alternativa assinalada
e)
Brincando a criança se desenvolve integralmente.
2)
Brougère; Wajskop (1997) consideram o brinquedo como um objeto cultural com significados e representações próprias de um grupo, um espaço e um tempo determinados. Por se tratar de um objeto construído pelo homem em culturas diferentes, os sentidos e representações acompanharão o contexto e a época no qual foram constituídos.
Com relação à escolha dos brinquedos para as crianças é correto afirmar que:
Alternativas:
a)
Os pais devem comprar brinquedos pensando apenas nas possibilidades cognitivas de aprendizagem da criança.
Alternativa assinalada
b)
Os pais não devem comprar brinquedos destinados à pura diversão.
c)
A escolha dos brinquedos pode contar com a participação dos filhos.
d)
A escolha dos brinquedos deve ser exclusivamente dos filhos, mesmo que o brinquedo seja prejudicial do ponto de vista do adulto.
e)
O brinquedo a ser comprado pelos pais deve ser o brinquedo que mais estiver na moda, a fim de que seu filho esteja sempre atualizado sobre os objetos de sua cultura.
3)
Leia atentamente:
Para este teórico "a brincadeira é uma representação que a criança faz das relações sociais que vivencia cotidianamente. Tal atividade é importante, pois possibilita que a criança avance em sua aprendizagem pelo exercício social que a brincadeira promove.
Com base no exposto e em seus estudos, assinale a alternativa que apresenta o teórico que considerou que na brincadeira a criança faz a representação de papéis:
Alternativas:
a)
Vygotsky
b)
Paulo Freire
c)
Piaget
Alternativa assinalada
d)
Postman
e)
Walter Benjamin
4)
As formas de brincar, os espaços e tempos de brincar, assim como os objetos de brincar, foram se transformando.
Jogar e brincar podem ser considerados semelhantes se vistos enquanto uma atividade que convoca o sujeito a uma ação?
Alternativas:
a)
Sim, podem ser considerados semelhantes.
Alternativa assinalada
b)
Não, são ações que não convocam o sujeito a uma ação.
c)
Depende, se o contexto for a instituição escolar não convoca o sujeito à ação.
d)
Depende, se o contexto for a casa da criança não convoca o à ação.
e)
Não, os sujeitos são sempre passivos na brincadeira e no jogo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1B
2C
3A
4A
Explicação:
1º) A alternativa incorreta em relação a brincadeira é:
B) Brincando a criança não coloca em atividade sua criatividade.
A criança, na brincadeira, coloca a sua criatividade em evidência, sendo estimulada pelas outras crianças, pelas regras e pelos objetivos da brincadeira.
Além da brincadeira, é importante que sejam usados jogos e usar brinquedos, tudo isso estimula a criatividade da criança, tanto pelo uso das regras e objetivos, como pelo objetos em si.
As brincadeiras são uteis para ensinar a criança que ela possui um papel social, e que esse papel pode mudar, além de permitir que a criança racionalize para criar novas ideias e comportamentos.
2º) Em relação aos brinquedos, a alternativa correta é:
C) A escolha dos brinquedos pode contar com a participação dos filhos.
A escolhe de brinquedos deve contar com a participação dos filhos, eles devem refletir não apenas as necessidades lúdicas das crianças, mas também um pouco dos desejos delas.
Os brinquedos são objetos lúdicos usados para estimular a imaginação, criatividade e curiosidade da criança, não precisam ser brincados caros e nem complexos.
Na realidade, quanto mais simples for o brinquedo, melhor, se for possível, é bom ensinar a criança a construir alguns brinquedos, como carrinhos, pipas e piões.
3º) Segundo Vygotsky, a criança, na brincadeira, faz a representação de papéis
A) Vygotsky
Vygotsky acreditava que a brincadeira era um poderoso instrumentos na socialização e na percepção de papeis sociais que o ser humano desempenha na sociedade.
A brincadeiras além de estimularem a percepção dos papeis sociais, também estimula a interpretação e noção de regras, que é um dos pilares da inteligência.
Além da brincadeira, o uso de jogos com regras também auxiliam na percepção de ordem e moral de um ambiente, além de servir para impor limites às ações da crianças.
4º) Jogar e brincar podem ser vistas como semelhantes enquanto atividades que convocam o sujeito para a ação.
A) Sim, podem ser considerados semelhantes.
Jogos e brincadeiras dependem da ação da criança, desse ponto, eles são semelhantes, pois dependem da criança assumir um papel no jogo ou na brincadeira, e agir conforme as regras.
Vygotsky foi um grande defender e estudioso da brincadeira e dos seus efeitos no organismo, como a evolução da psicomotricidade e a noção de ser social.
Crianças que não brincam ou jogam com outras crianças tendem a terem dificuldades sociais por muito tempo que se expressa na forma de fobia social.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/19625169
https://brainly.com.br/tarefa/18149071
https://brainly.com.br/tarefa/20568245
https://brainly.com.br/tarefa/8357137