) Vygotsky (1989) afirma que é na interação social que a criança entrará em contato e se utilizará de instrumentos mediadores, desde a mais tenra idade. A necessidade e o desejo de decifrar o universo de significados que a cerca leva a criança a coordenar idéias e ações a fim de solucionar os problemas que se apresentam. É a vivencia no meio humano, na atividade instrumental, na (e pela) interação com outros indivíduos, que permitirá o desenvolvimento, na criança, de um novo e complexo sistema psicológico. Para o autor, estas formações complexas se agrupam em dois níveis, com funções distintas, em interação permanente, denominadas como: I- Processos elementares (sensações, percepções imediatas, emoções primitivas, memória direta); II- Processos sensoriais (sensações, percepções categoriais, emoções); III- Processos complexos ou superiores (percepção categorial, memória lógica, atenção focalizada, emoção e imaginação criadora, auto-regulação da conduta). Em relação aos processos acima podemos dizer que é CORRETO afirmar que: A I e III estão corretas. B II e a III estão corretas. C II e a III estão incorretas. D I e a II estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
A alternativa D está correta.
Vigotsky parte do pressuposto que as relações com o meio social podem interferir ou estimular o desenvolvimento cognitivo da criança contribuindo ou não para sua evolução.
Por isso, ele define o que chamamos de Zona de desenvolvimento proximal (ZDP) como uma das características básicas para o processo de aprendizagem, trazendo um caráter social a formação, não somente a maturação biológica como proposta por Piaget que reflete que a formação se dá pela genética não pelos aspectos sociais.
Perguntas interessantes
Ed. Física,
9 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Artes,
1 ano atrás
Artes,
1 ano atrás