(Vunesp-SP) Epistasia é o fenômeno em que um gene(chamado epistático) inibe a ação do outro que não é seu alelo(chamado hipostático).Em ratos,o alelo dominante B determina cor de pelo acinzentada, enquanto o genótipo homozigoto bb define cor preta.Em outro cromossomo,um segundo lócus afeta uma etapa inicial na formação dos pigmentos do pelos.O alelo dominante A nesse lócus possibilita o desenvolvimento normal da cor(como definido pelos genótipos B_ ou bb)mas o genótipo aa bloqueia toda a produção de pigmentos e o rato torna-se albino. Considerando os descendentes do cruzamento de dois ratos,ambos genótipo AaBb, os filhotes de cor preta poderão apresentar genótipos:a)Aabb e AAbbb)Aabb e aabbc)AAbb e aabbd)AABB e Aabbe) aabb e aabburgenteeee
Soluções para a tarefa
Alternativa A?
Com relação ao evento de epistasia descrita, concluímos que os filhotes de cor preta terão Aabb e AAbb.
Epistasia
Para resolver questões de epistasia que referem a coloração, primeiro é necessário determinar o genótipo que produz ou não a coloração. No caso da questão o é o inibidor, a partir daí concluímos que todos organismos que apresentarem esse genótipo serão albinos.
Sabendo disto, agora basta saber qual genótipo determina a característica que remete a cor de interesse (preto), que na questão é o .
Com essas informações, concluímos que todos os organismos que não forem homozigotos recessivos para a determinação de cor e que não apresentem o alelo B, serão pretos. Ou seja e .
Para aprender mais sobre cruzamento gênico, considere acessar: https://brainly.com.br/tarefa/43306362
#SPJ2