História, perguntado por Millyfarias6924, 1 ano atrás

Vunesp) O Brasil colonial foi organizado como uma em ­ presa comercial resultante de uma aliança entre a burguesia mercantil, a Coroa e a nobreza. Essa aliança refletiu-se numa política de terras que incorporou concepções rurais tanto feudais como mercantis.A afirm ação de que "0 B ra sil colonial foi organizado como uma em presa com ercial resultante de uma aliança entre a burguesia m ercantil, a Coroa e a nobreza" indica que a colonização portuguesa do Brasil a) desenvolveu-se de forma sem elhante às colonizações espanhola e britânica nas Am éricas, ao evitar a exploração sistem ática das novas terras e privilegiar os esforços de ocupação e povoamento. b) implicou um conjunto de articulações políticas e sociais, que derivavam, entre outros fatores, do exercício do domínio político pela metrópole e de uma política de concessões de privilégios e vantagens com erciais. c) alijou, do processo colonizador, os setores populares, que foram impedidos de se transferir para a colônia e não puderam, por isso, aproveitar as novas oportunidades de emprego que se abriam . d) incorporou as diversas classes sociais existentes em Portugal, que mantiveram. nas terras coloniais, os m esm os direitos políticos e trabalhistas de que desfrutavam na metrópole. e) alterou as relações políticas dentro de Portugal, pois provocou o aumento da participação dos burgueses nos assuntos nacionais e eliminou a influência da aristocracia palaciana sobre o rei.

Soluções para a tarefa

Respondido por winederrn
48
Olá!

Vamos direto para a resolução da questão, sem enrolação.

A questão trata do tema REGRAS DO PACTO COLONIAL.

Em termos simples, a Burguesia Mercantil era beneficiada pelas regras do Pacto Colonial (exploração da economia no Brasil colônia), já que tinha exclusividade na exploração comercial.

De acordo com os relatos históricos, a Nobreza ficava à par da administração da colônia - os cargos dessa natureza podiam ser ocupados por civis e militares.

Diante disto, a alternativa correta é a letra "B".

"implicou um conjunto de articulações políticas e sociais, que derivavam, entre outros fatores, do exercício do domínio político pela metrópole e de uma política de concessões de privilégios e vantagens comerciais".

Espero ter contribuído.



Respondido por luispassos413
0

Resposta:

Alternativa correta: B

Explicação:

A autora compreende que o Brasil Colonial foi estruturado como uma “empresa colonial”, produto de uma aliança entre a burguesia mercantil, a Coroa e a nobreza no contexto da Idade Moderna, marcada pela transição do feudalismo para o capitalismo. Dessa forma, durante o Período Colonial, havia um domínio político da metrópole sobre a colônia convivendo com concessões de privilégios, bem como com vantagens comerciais. A colonização portuguesa foi diferente das colonizações espanhola e britânica nas Américas. Os setores populares não foram isolados do processo colonizador e não foram impedidos de se transferir para a colônia. Nas terras coloniais, não havia os mesmos direitos para as diferentes classes sociais. Além disso, dentro de Portugal não foi suprimida a ingerência da nobreza sobre o rei.

Perguntas interessantes