(Vunesp) Considere o heredograma que representa uma família portadora de caráter recessivo condicionado por um gene situado em um dos cromossomos sexuais. A respeito dessa genealogia, podemos afirmar que: a) a mulher 2 é homozigota. b) as filhas do casal 3 e 4 são, certamente, portadoras do gene. c) as mulheres 2 e 3 são, certamente, portadoras do gene. d) todas as filhas do casal 1 e 2 são portadoras do gene. e) os homens 1 e 4 são, certamente, portadores do gene.
Soluções para a tarefa
Resposta:
C
Explicação:
o enunciado diz que a doença é condicionada por um dos cromossomos sexuais. Nota-se que a doençaSÓ SE MANIFESTA EM UM HOMEM em todo o heredograma, então ou a mãe ou o pai são os portadores do gene recessivo. Só que, como apenas um dos sexos manifesta a doença, se o pai (4) tivesse o gene, ele também teria manifestado a doença, porque é HOMEM. Sendo assim, quem transmitiu o gene recessivo foi a mãe, tanto no primeiro, quanto no segundo cruzamento.
Frisando: Apenas homens manifestam a doença.
Logo, se um homem possuísse o gene, ele seria doente.
Dessa forma, é impossível o pai repassar o gene sem manifestar a doença
Concluindo, a mãe é a única que passa o gene sem apresentar a doença
espero que tenha ficado claro...
Resposta:
letra C
Explicação:
A mulher 3 é portadora, pois seu filho nasceu afetado e ela é responsável por transmitir o cromossomo X a ele. Em virtude de a mulher 3 ser portadora, seu pai ou sua mãe devem possuir o gene. O pai e a mãe são normais, sendo assim, a mãe deve possuir o gene, uma vez que se o pai o possuísse, ele seria afetado.