VUNESP) Considere as três cadeias alimentares a seguir. I. vegetação → insetos → anfíbios v cobras → fungos. II. vegetação → coelho → gavião. III. fitoplâncton → zooplâncton → peixes → tubarão. A maior quantidade de energia disponível para os níveis tróficos mais elevados estará:
2 pontos
a) apenas na cadeia I.
b) apenas nas cadeias I e III.
c) apenas na cadeia II.
d) apenas nas cadeias I e II
e) nas cadeias I, II e III.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa c) apenas na cadeia (II)
Explicação:
Os níveis tróficos representam a ordem em que a energia flui numa determinada cadeia alimentar.
Parte da energia produzida é consumida em cada nível trófico (até 90% da energia produzida), onde, quanto maior a proximidade entre os consumidores e o organismo que inicia a cadeia alimentar, maior a disponibilidade de energia.
Logo, a cadeia II é a que apresenta mais energia para os níveis tróficos mais elevados, pois é a que possui menor quantidade de elementos, ocorrendo menos perda de energia e consequentemente maior disponibilização de energia para os níveis tróficos superiores.
Com referência às três cadeias alimentares, e à maior quantidade de energia disponível para os níveis tróficos superiores, será a alternativa c).
- Apenas na cadeia II.
Cadeias e redes alimentarei
As teias alimentares simbolizam a transferência linear de energia de um produtor para um consumidor. Cada organismo na cadeia alimentar se alimenta do que está abaixo dele e do que está acima dele. Cada etapa da cadeia é chamada nível trófico.
Em relação à questão, a energia numa cadeia alimentar flui de um nível inferior para um nível superior. Porém, há uma perda de energia no hanoveriano entre os seres, portanto, apenas parte da energia é transferida para o próximo nível trófico.
Como resultado, quanto mais longa a cadeia, menos energia está disponível para o ser vivo no último nível trófico.
Saiba mais sobre cadeias alimentares em: https://brainly.com.br/tarefa/28041865
#SPJ2