(VUNESP 2009)Existem algumas poucas espécies de anfíbios (um sapo e uma perereca) que sobrevivem em solo com 50 .ºC de temperatura. Eles apresentam alguns mecanismos fisiológicos e comportamentais que permitem a sobrevivência em ambientes com pouca água. Eles produzem enzimas que resistem a essa temperatura e eles conseguem realizar a estivação. (Folha de S.Paulo, 24.08.2009. Adaptado)De acordo com a teoria da Evolução de Charles Darwin, pode-se afirmar que o animal:A) se adaptou ao meio, ou seja, ele passou a produzir enzimas devido a uma resposta ao tipo de ambiente onde vivia. Essa característica adquirida foi transmitida aos descendentes.B) foi selecionado de acordo com esse ambiente. Com isso, gerações recentes apresentam características cada vez melhores em relação aos antepassados e, posteriormente, isso estabiliza.C) se modificou para se ajustar ao meio quase inóspito. As gerações seguintes serão cada vez mais resistentes ao calor e, com isso, aumenta a chance de sobrevivência das espécies.D) nasceu com essa capacidade de sobreviver nesse tipo de ambiente. Essa característica foi selecionada e transmitida de geração em geração.E) consegue manter a característica de se adaptar como todos os anfíbios. É bem provável que nas próximas, o ambiente estimule a formação de gerações com os alelos que determinam essa característica.
Soluções para a tarefa
Respondido por
28
Olá!
De acordo com a Teoria Evolucionista de Charles Darwin, as características mais adaptadas são selecionadas positivamente pelo ambiente, permitindo que sejam transmitidas aos seus descendentes.
Dessa forma, de acordo com o exemplo citado, estas mesmas características permitiu a sobrevivência destes anfíbios por conta destas estruturas especializadas, as quais foram selecionadas positivamente.
Resposta, D) nasceu com essa capacidade de sobreviver nesse tipo de ambiente. Essa característica foi selecionada e transmitida de geração em geração.
Perguntas interessantes