Biologia, perguntado por larilarisilvaaa5466, 10 meses atrás

(VUNESP 2009)A Doença de Huntington ocorre em um par de genes alelos presentes no cromossomo n.º 4. Esse par de alelos promove uma progressiva degeneração do Sistema Nervoso Central provocando problemas motores e mentais. Não possui cura, manifesta-se após os 40 anos de idade. O heredograma representa uma família que apresenta a doença.Analisando o heredograma, pode-se concluir que se trata de uma herança genética:A) ligada ao sexo.B) autossômica recessiva.C) restrita ao sexo.D) codominante.E) autossômica dominante.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por biamorais
23

As heranças podem ser autossômicas, em que cada pessoa recebe um gene de cada pai, sem ligação com cromossomo sexual, e podem ser dominantes, que se apresentam fenotipicamente, ou recessivas, que se apresentam apenas quando não há uma dominante.

É importante destacar que dois genes dominantes, quando a herança pode ser determinada pode ser determinada por mais de um gene, pode coexistir e se apresentar - isso é chamado Codominância. Um exemplo é o tipo sanguíneo AB.

Ou podem ser heranças sexuais, ligadas ao cromossomo sexual - X ou Y. (H: XY; M: XX). Quando ligada ao X, podemos concluir que, para a característica se apresentar, no homem só precisa de um gene, enquanto que na mulher precisa de dois (se for recessivo; se a herança foi ligada ao X dominante então ela pode apresentar com apenas um gene dominante).

A partir da análise do heredograma, mais especificamente o indivíduo 16, podemos concluir que é uma doença autossômica dominante, já que se fosse recessiva, todos os indivíduos seriam afetados, já que a recessividade não se apresenta na heterozigose.

A alternativa correta é a Letra E.

Respondido por simeiabatista
10

Resposta:

a resposta correta.letra.E

Perguntas interessantes