* VTO, P./T; 78)
(ESTACHESKI, Joice. Fundamentos e organização da educação
infantil e do ensino fundamental. Londrina, Pr: Distribuidora
Educacional S.A., 2018.)
2 - Diante do texto acima, e suas aprendizagens no decorrer da
disciplina sobre a avaliação, escreva o que você compreendeu
a respeito da avaliação mediadora e como ela pode ser
desenvolvida na Educação Infantil e nos anos iniciais do
Ensino Fundamental. O texto com sua argumentação/resposta
deve ter entre 5 e 10 linhas.
Lembre-se: Registre sua resposta dirigindo-se diretamente
aos colegas e apresentando o seu posicionamento.
Boas reflexõesill
Abraços,
Prof. Jackeline Guerreiro
IR
O
Digite aqui para pesquisar
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ao falarmos de avaliação, logo associasse a esta prática termos que nos foram instruídos desde cedo como notas, diagnósticos, controle, classificações, seleções, continuidade, retenção, medos e tantos outros elementos pré-estabelecidos neste termo.
Precisamos ser conscientes que a avaliação não ocorre apenas em um momento específico, e sim que está presente em todo o processo educacional, tornando-se um instrumento que se concebe desde o início até a finalização do trabalho do professor. Ainda como uma prática pedagógica, o professor não deve se abster de seu papel como avaliador no processo de ensino e de aprendizagem, de forma que este instrumento torne-se um elemento presente em seu cotidiano.
Nota-se, então, que para a realização de uma avaliação qualitativa e reflexiva, necessita-se compreender muito mais do que o contexto escolar daquela criança, o professor precisa compreender que existe uma história por trás de suas dificuldades, acessibilidades, incentivos, desenvolvimento e, até mesmo, em relacionamentos dentro do âmbito escolar, seja este entre os colegas ou mesmo com o docente.
Percebemos que avaliar o educando de uma forma qualitativa torna-se um trabalho minucioso para que possamos desenvolver em sala de aula e, assim, fortalece-se as práticas comumente aplicadas nas escolas, ocasionando o desenvolvimento de julgamentos sobre os alunos através de ideais partidos do professor.
Tal ação torna-se compreensível visto o nível de dificuldade entre as práticas apresentadas, mas é importante que não tomemos nossa posição como atores principais no sistema educacional, pois nossa prática resultará no futuro de nossos alunos.
Explicação: