[...] Vozes veladas, veludosas vozes, volúpias dos violões, vozes veladas, vagam nos velhos vórtices velozes dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas. [...] A repetição da constritiva labiodental sonora [v] e das constritivas alveolares [s] e [z] sugere: a) o vento, levando consigo sons, músicas e vozes. b) o desejo de fuga da realidade sentido pelo eu lírico. c) que o poeta não consegue fazer um bom uso da língua portuguesa, revelando falta de criatividade. d) que o leitor vai se cansar rapidamente ao ler um poema que repete tanto os mesmos sons. e) a angústia de todos os que vão ler o poema.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A alternativa correta é a letra b). O desenvolvimento de poemas é bastante interessante de ser observado de modo que o autor sempre se embasa em diferentes correntes literárias sendo o mesmo influenciado por essas correntes literárias.
Esse poema de João Cruz e Sousa é bastante interessante de modo que a repetição fonética é curiosa mas não chega a ser considerado um trava língua fazendo com que seja passada a ideia de fuga da realidade, misturando ideias .
Perguntas interessantes