Português, perguntado por Zeke2323, 1 ano atrás

"Vozes veladas, veludosas vozes, Volúpias dos violões, vozes veladas, Vagam nos velhos vórtices velozes Dos ventos, vivas, vâs, vulcanizadas." Cruz e Sousa. Nesta famosa estrofe do simbolista Cruz e Sousa, a musicalidade se expressa pelas (A) metáforas. (B) sinestesias (C) aliterações (D) metonímias. (E) repetição das palavras vozes e violões.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
397
Oi, bom dia!

A resposta correta compreende: Aliterações.

O uso das aliterações são amplamente empregados em inúmeras obras artísticas. Entre elas, podemos encontrar este recurso nas músicas, em suas letras. A aliteração garante grande musicalidade. Pode-se encontrar também em poemas, em textos jornalísticos também, embora seja menos comum. Nesta frase em questão o uso deste recurso garante o tom de musicalidade ao poema, isto ocorre poque são reproduzidos inúmeras vezes o mesmo fonema, por meio da repetição no início de cada palavras.

Isto é: Aliteração 
consiste em repetir sons consonantais idênticos ou semelhantes em palavras de uma frase ou de versos de uma poesia para criar sonoridade.

Abraços!
Respondido por jalves26
2

A musicalidade se expressa pelas:

(C) aliterações

Aliteração

O trecho desse poema de Cruz e Souza é marcado pela repetição de sons consonantais, como se nota pela repetição da consoante "v". Esse recurso sonoro recebe o nome de aliteração.

Esse recurso costuma ser utilizado em textos literários para produzir o efeito de sonoridade ou para reforçar algum aspecto da narrativa.

No caso desse poema, a intenção é remete ao som produzido pelos violões, na tentativa de fazer o leitor perceber esse som por meio da escrita/leitura.

A aliteração ocorre quando a repetição da consoante geralmente se dá na sílaba tônica da palavra.

Mais sobre aliteração em:

https://brainly.com.br/tarefa/12816313

Anexos:
Perguntas interessantes