História, perguntado por reh221405p5hxv4, 1 ano atrás

VOZES DO PRESENTE

a) O que o texto aborda?
b) Qual foi a principal fonte utilizada pela autora nessa sua pesquisa?
c) Segundo a autora, como Vargas viu a permissão para a instalação de bases militares estadunidenses no Nordeste e a entreda do Brasil na Segunda Guerra? Justifique
d) Pesquise e formule uma definição para pan-americanismo .
e) Com base no que você estudou neste capítulo e nas reflexões da autora do texto é possível afirmar que Getúlio foi um estadista?

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
159

Parece que você se esqueceu de colocar o texto. Segue em anexo.


a) O texto aborda o alinhamento do Brasil com os Estados Unidos durante o período da Segunda Guerra Mundial.


b) A autora utilizou como fonte os documentos deixados por Vargas em seu arquivo pessoal (principalmente seu diário) e os papéis de seus auxiliares mais diretos.


c) Vargas via esses fatos como sinais de perda de soberania, pois o Brasil perdia sua força e autonomia ao ter que fazer concessões aos norte-americanos.


d) Pan-americanismo é uma doutrina que defende a aliança política entre todos os países das Américas do Norte, Central e do Sul, que devem estabelecer cooperação econômica, cultural e militar entre si.


e) Sim, apesar de ter implantado a Ditadura do Estado Novo e de ter feito concessões aos EUA, Getúlio Vargas ainda pode ser considerado um estadista, pois ele tinha uma forte liderança política, tornando-se um grande líder populista, tinha noção dos graves problemas do país e sabia enfrentá-los e colocava a nação acima de quaisquer interesses políticos, grupais ou pessoais. Com isso, Vargas transformou o Brasil em um grande país.

Anexos:
Perguntas interessantes