Vozes d' África
1) Quem é o "eu" que se dirige a Deus no poema?
2) o poema "vozes d'África" apresenta em evidente tom épico, ainda que não constitua uma narrativa. De que maneira o eu lirico é responsável pelo tom épico o texto?
3) Aponte algumas características da linguagem condoreira presentes no poema.
4) quanto ao tema, de que forma ele representa as ideias da terceira geração da poesia romântica brasileira?
5) o engajamento em casas sociais ainda aparece em algumas manifestações da cultura, não apenas brasileira. Em que situações contemporânea ainda podemos encontrar esse engajamento?
Soluções para a tarefa
Resposta:
11- Quem é o “eu” que se dirige a Deus no poema?
R= eu- pasto universal
12- O poema “Vozes d’ África” apresenta uma evidente tonalidade épica, ainda que não constitua uma narrativa. De que maneira o autor lírico é responsável pelo tom épico do texto?
R= A poesia lírica caracteriza-se pela expressão do sentimento do “eu”. Considerando- se que quem fala nesse poema é o próprio continente, pois não pode ser lido como lirico
13- Identifique algumas características da linguagem condoreira presentes no poema :
R= O tom grandiloqüente, épico dado pela construção de um eu lírico pouco característico além das interpelações a Deus e metáforas em seqüência caracterizam a linguagem condoreira.
14- Quanto ao tema de que forma ele representa os ideais da terceira geração da poesia romântica brasileira?
R= O lamento da África pela penúria de seus filhos reflete a preocupação abolicionista típica da terceira geração romântica no Brasil.
15- O engajamento em causas sociais ainda aparece em algumas manifestações da cultura, não apenas brasileira. Há na música um estilo em que podemos encontrar esse engajamento. Qual é ele?
R= Na música
Explicação:
Bom estudo, espero ter ajudado