vou apresentar um seminário sobre expansionismo (expansão marítima) e impactos ambientas (em história), mas preciso que haja uma relação entre geografia, filosofia e sociologia. alguém pode me ajudar?
Soluções para a tarefa
A expansão marítima veio tanto da "falta de espaço pra dominar" no continente (já que os países disputavam e procuravam sobressair em poder e desenvolvimento em relação aos outros) quanto pela influência dos comércios internacionais com o oriente,por exemplo.
Isso é interessante porque tem relação com tudo. A começar pelo fato de isso ter impulsionado a ampliação e divulgação dos hábitos e costumes europeus, parte até hoje dos muitos povos de outros continentes. Outra coisa que mudou foi a noção de mapas e diagramação geográfica de época: a descrição do "desconhecido", antes selvagem, foi se tornando novos postos de comércio ou colônias, onde todo tipo de coisa era mandado. O ideal dominante foi incitado, adquirindo e valorizando construções inicialmente européias e usadas ao seu modo em cada continente, e se impondo através do avanço proporcionando pelo tempo e contato tecno-civil europeu, mais desenvolvido a seu modo em comparação com o colonizado. Prova disso foi o uso de violência, crenças e a troca entre produtos "novos e modernos" por bens naturais úteis ou de pouca frequência no cotidiano europeu (quando nenhuma) na relação dos colonizadores com os índios. A medida que esse laço se desenvolvia, o maior poder possibilitado permitiu um maior desenvolvimento nas colônias, o que daria tanto poder, de novo, quanto possibilidade de influência ali.