História, perguntado por kamylly15, 9 meses atrás

VOTO DE CABRESTO.

O voto de cabresto foi a ferramenta utilizada pelos coronéis para controlar o voto popular, por meio de abuso de autoridade, compra de votos ou utilização da máquina pública. As regiões controladas politicamente pelos coronéis eram conhecidas como currais eleitorais, sendo o povo coagido a votar nele ou no seu candidato. Eram verdadeiros espaços de mando e desmando, onde a decisão dos coronéis locais determinava a ação da população.



Como já vimos, o voto naquela época era aberto, de tal modo que era possível ver em quem o eleitor iria votar.

Valendo-se dessa “brecha legal”, os coronéis deslocavam jagunços para os locais de votação para ver em quem qual candidato o eleitor iria votar. Caso contrariasse os interesses dos patrões, o eleitor sofria retaliações, como: agressões físicas, perda do emprego, despejos de suas casas e suas famílias eram castigadas


5) Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

a) ( ) Durante a república Velha os eleitores tinham liberdade para escolher os seus candidatos.

b) ( ) A ferramenta mais utilizada pelos coronéis na Republica Velha para controlar os eleitores, era o voto do cabresto.

c) ( ) Valendo-se dessa “brecha legal”, os coronéis deslocavam jagunços para os locais de votação para ver em quem qual candidato o eleitor iria votar.

d) ( ) No período da Primeira Republica o voto era secreto.



GUERRA DOS CANUDOS E CONTESTADO

Ambas ocorreram nos primeiros anos após a proclamação da República (1889). A de Canudos aconteceu na Bahia, entre 1896 e 1897. A do Contestado, na divisa do Paraná com Santa Catarina, de 1912 a 1916. Nos dois casos, o pano de fundo foi uma grave crise econômica e social que assolava o país - inflação, desemprego incrementado pela libertação dos escravos (1888) e avanço das oligarquias sobre os pequenos proprietários de terras. Não por acaso, a origem dos conflitos acabou sendo mais ou menos a mesma também: disputas fundiárias. Tanto em um como em outro episódio, o comando dos rebeldes coube a um líder religioso (Antônio Conselheiro e José Maria de Santo Agostinho, respectivamente). Acusados de fanatismo e de pregar a volta da monarquia, os dois movimentos foram trucidados pelas forças oficiais republicanas. Ao lado da Revolução Federalista, as guerras de Canudos e do Contestado entraram para a história como as maiores chacinas praticadas durante a Primeira República.



6) De acordo com o texto escreva:

a) Onde e quando ocorreram a Guerra dos Canudos e Contestado?

__________________________________________________________________________________________



b) Escreva uma semelhança e uma diferença entre as duas guerras.

Soluções para a tarefa

Respondido por lohanyhenriquef
1

Resposta:

5)

a-Falso

b-Verdadeiro

c-Verdadeiro

d-Falso

6)

A-Ambas ocorreram nos primeiros anos após a Proclamação da República (1889).A de canudos aconteceu na Bahia entre 1896 1897.A de Contestado na divisa do Paraná com Santa Catarina de 1912 a 1916.

B-Nos dois casos,o pano de fundo foi uma grave crise econômica e social que assolava o país.Inflação, desemprego incrementado pela libertação dos escravos (1888) e avanço das oligarquias sobre os pequenos proprietários de terras.

espero ter ajudado!


kamylly15: lohanyhenriquef muito obrigada, tem como vc responder outra perguntar q eu fiz de história é a 2,3 desse mesmo conteúdo ficaria mt agradecida❤
lohanyhenriquef: Ok,posta ai a pergunta e eu tento responder flor
lohanyhenriquef: Ok,posta ai a pergunta e eu tento responder flor
kamylly15: Ok já postei ❤❤
kamylly15: apareceu aí pra você??
Perguntas interessantes