História, perguntado por geislany94, 4 meses atrás

vos ordenamos e mandamos a vós, e a vossos sucessores que cada um por si ou pelos seus ministros, assistindo com o socorro de uma eficaz proteção a todos os índios habitantes das províncias do Paraguai, do Brasil das margens do rio da Prata, e de quaisquer outros lugares, e terras das Índias Ocidentais e Meridionais; mandeis afixar editos públicos, pelos quais apartadamente se proíba, debaixo da excomunhão latae sentetiae (das quais os transgressores não poderão ser absolvidos senão por nós e pelos romanos pontífices) que alguma pessoa, ou seja secular, ou eclesiástica, de qualquer estado, sexo, grau, condição e dignidade (...) se atreva, nem atente daqui em diante fazer escravos os referidos índios, vendê-los, comprá-los, trocá-los ou dá-los, levá-los para outras terras, transportá-los, ou por qualquer modo privá-los de sua liberdade, e retê-los em escravidão (…)(Maria de Fátima Neves, Documentos sobre a escravidão no Brasil. São Paulo, Contexto, 1996) De acordo com o texto, a Igreja Católica *

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
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É correta a alternativa A, já que o texto expressa em termos bem claros que a Igreja não aceitaria que se escravizasse indígenas em qualquer período ou região do Brasil (na verdade, até fora dele, já que cita o Paraguai), por qualquer razão que fosse.

A punição que a Igreja dá a quem participasse desta prática é a excomunhão, o que significaria que (ao menos em teoria) os escravizadores de indígenas seriam expulsos da Igreja e não mais seriam considerados cristãos. Como o Cristianismo era a Religião Oficial de Portugal e todos os cidadãos portugueses eram considerados cristãos, sendo uma série de benefícios sociais e direitos concedidos apenas aos cristãos, a excomunhão poderia seriamente prejudicar a vida de alguém.

As alternativas são:

a) era expressamente contrária à escravidão dos indígenas no Brasil Colônia.

b) era bastante tolerante em relação à escravização dos indígenas durante todo o período colonial.

c) defendia a escravização dos indígenas, como único meio para purificá-los e garantir-lhes a salvação.

d) aceitava a escravização dos indígenas apenas nas atividades mais rentáveis, como a mineração.

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