von hayek, john keynes, ronald reagan são intelectuais e políticos pertencentes às quais formações estatais abaixo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Hayek: Defensor do liberalismo ao extremo, ou seja, o mercado privado é capaz de fornecer tudo e o estado deve existir apenas para garantir a propriedade.
Escola, saúde, transporte, energia, entre outros, devem ser privatizados, o que faz com que quem possa pagar tenha acesso a estes serviços. Trata-se de uma economia desregulada (ou seja, com poucas leis ou sem leis - ausência de leis).
John M. Keynes: Um dos idealizadores do estado de bem estar social (welfare state) sua teoria foi aplicada principalmente nos EUA e Europa durante os anos 50 até o final dos anos 70 (entre 1945 e 1973).
A ideia principal de Keynes é que o Estado é um indutor para o crescimento econômico e gerar menos desigualdade.
Basicamente é o princípio da social-democracia. A ideia é fazer com que os impostos sejam cobrados dos mais ricos e menos impostos sejam cobrados dos mais pobres. Isto se dá por meio do princípio da capacidade de pagamento, logo, quem tem mais paga mais, quem tem menos paga menos.
Os pobres então usariam seu dinheiro para comida, roupas etc. E com os impostos o Estado daria escola, saúde, transporte etc. É o que se chama de salário indireto, pois, você tem acesso a bens que talvez não fosse possível ter no liberalismo ou neoliberalismo.
Ronald Reagan: Defensor do neoliberalismo, que nada mais é do que uma reaplicação dos conceitos do liberalismo do Hayek a partir dos anos 1980.
A diferença consiste que houve uma maior desregulação do setor financeiro (bancos de todos os tipos) e um processo de venda de ativos de estado (privatizações e concessões).
Atualmente no Brasil vivemos o neoliberalismo de Ronald Reagan (EUA) e Margareth Thatcher (Inglaterra) e o mundo de maneira geral também vive esse modelo com pequenas exceções.
Explicação:
Ler sobre as correntes de pensamento econômico liberal, progressista, social-democracia e neoliberalismo.