Saúde, perguntado por DudaMartt, 7 meses atrás

Volume de distribuição (Vd), também conhecido como volume aparente de distribuição, é um parâmetro utilizado para descrever a distribuição de um fármaco no organismo após a administração. Em um experimento, após a avaliação da concentração plasmática de um medicamento X, verifica-se que este apresenta um pequeno Vd.​​​​​​​Qual das seguintes afirmações melhor explica o referido valor de Vd?​​​​​​​ *
d) O fármaco é inativado pela mucosa gástrica.
c) O fármaco é extensivamente metabolizado no tecido.
a) O fármaco é rapidamente eliminado pelos rins.
e) O fármaco se liga pouco às proteínas plasmáticas.
b) O fármaco se liga amplamente às proteínas plasmáticas.

Soluções para a tarefa

Respondido por cardosomiria34
20

Resposta:

b)

Explicação:

Respondido por FilhodeApolo
7

Dentre os conceitos da farmacocinética, a distribuição descreve a movimentação de um determinado fármaco através dos diferentes compartimentos do organismo. O volume de distribuição é uma medida criada para quantificar esta movimentação. Considerando os conceitos de farmacologia, a alternativa correta corresponde à alternativa B.

Distribuição e volume de distribuição

Após a absorção de um determinado fármaco (a partir de diferentes vias de administração), usamos os conceitos de distribuição para descrever a etapa seguinte da movimentação do fármaco no organismo. O movimento do fármaco entre os diferentes compartimentos depende, em última instância, de sua permeabilidade nas membranas biológicas, ligação com outros componentes no compartimento em que foi administrado, partição iônica e lipossolubilidade.

O volume de distribuição (Vd) é uma unidade utilizada como referência para a distribuição de um determinado fármaco. Vd é definido como o volume de líquido necessário para conter toda a quantidade de fármaco no organismo na mesma concentração encontrada no plasma. Existem alguns fatores que interferem no volume de distribuição: o aprisionamento iônico é um fenômeno que interfere na distribuição dos fármacos. Isto se deve ao fato de que apenas formas não ionizadas dos fármacos são capazes de transpassar barreiras biológicas como as membranas celulares.

Além disso, a lipossolubilidade (solubilidade em lipídios) do fármaco é outra característica diretamente associada à capacidade de distribuição do fármaco. Fármacos pouco lipossolúveis se distribuem pouco pelos compartimentos do organismo justamente pelo fato das barreiras biológicas serem compostas em parte por lipídios, os quais dificultam a transposição destas por moléculas pouco solúveis em lipídios.

O aspecto que mais interfere na distribuição dos fármacos é a sua ligação às proteínas plasmáticas. Esta ligação está diretamente associada ao seu aprisionamento no compartimento, dado que a ligação às proteínas plasmáticas respeita um equilíbrio químico entre a porções ligada e não ligada. Fármacos que se ligam fortemente às proteínas plasmáticas tendem a aprisionar no plasma por mais tempo.

Se um determinado fármaco apresenta elevado Vd, indica-se que este distribui-se com maior facilidade pelos compartimentos do organismo. Por outro lado, valores de Vd baixos sugerem que o fármaco está aprisionado no plasma.

Considerando os conceitos de farmacocinética, podemos discutir cada alternativa:

  • A - A rápida eliminação pelos rins é um indicativo de baixa lipossolubilidade de um fármaco. No entanto, não indica necessariamente que este apresente baixo Vd.
  • B - A ligação às proteínas plasmáticas, como a albumina, é a principal característica responsável pelo aprisionamento de alguns fármacos no plasma. Esta interação inclusive é associada ao grande período de meia-vida de alguns fármacos, como a varfarina.
  • C - Semelhante ao comentado na alternativa A, a metabolismo pelo tecido (principalmente fígado, mas também pulmões e pele, no exemplo de alguns fármacos) pode indicar alta lipossolubilidade, entretanto, não indica necessariamente baixo volume de distribuição.
  • D - Como parte do metabolismo dos fármacos, existe uma pequena parcela de contribuição das mucosas (principalmente pela atividade de esterases) para a metabolização dos fármacos. No entanto, devemos considerar que é um processo que ocorre durante a absorção (antes da distribuição) e que não implica em alterações na capacidade de distribuição do fármaco.
  • E - Fármacos que se ligam fracamente às proteínas plasmáticas não costumam acumular-se no plasma. Uma das possibilidades existentes é a distribuição para outros compartimentos do organismo, ou então, a excreção.

Conclusão

O volume de distribuição estima a quantidade de líquido necessária para conter esta quantidade na mesma concentração encontrada no plasma. Desta forma, fármacos com baixo Vd apresentam grande concentração no plasma. A concentração dos fármacos no plasma está diretamente associada à suas propriedades químicas, sejam elas partição iônica, lipossolubilidade, mas principalmente ligação às proteínas plasmáticas, como a albumina.

Confira mais questões sobre farmacologia e farmacocinética em:

https://brainly.com.br/tarefa/19263963

https://brainly.com.br/tarefa/21084756

#SPJ2

Perguntas interessantes