ENEM, perguntado por MarisaCl1768, 1 ano atrás

Voltando-se para os fenômenos econômicos na busca do entendimento dos mecanismos de funcionamento da sociedade capitalista em que vivia no século XIX, Karl Marx elaborou o conceito de modo de produção, hoje utilizado por várias correntes do pensamento sociológico. A respeito desse conceito é correto afirmar que

Soluções para a tarefa

Respondido por winederrn
12

Apesar de você ter esquecido de colocar o restante da pergunta, deixarei algumas considerações que podem te ajudar ma resolução dela.

Com base nesse conceito, podemos entender que o modo de produção é composto pelos seguintes elementos:

fatores de produção - são aspectos essenciais para a fabricação das mercadorias (produtos acabados). Eles estão direcionados à produtividade empresarial e são representados por: capital (dinheiro), pessoas (mão-de-obra) e terra.

relações de produção - eram baseadas nas relações entre proprietários dos meios de produção (empresários) e trabalhadores. Marx deixava bem claro que essa relação não era igual, uma vez que os donos das fábricas eram ricos e os trabalhadores, pobres.

Mantenha-se firme na luta!

Respondido por anabeatryz0000
2

Karl Marx (1818-1883) talvez seja um dos teóricos mais citados e discutidos em nossa história moderna. Suas obras teóricas mais famosas são esforços monumentais de análise histórica, social e econômica. De tão abrangentes, suas ideias trouxeram contribuições tanto para a área da Sociologia quanto para a Economia, Filosofia, História, Ciências Políticas e entre tantas outras.

Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber foram considerados os três pensadores clássicos, pois seus trabalhos tornaram-se pilares para a construção dos estudos sociológicos. Assim como Durkheim, o interesse de Marx era entender as mudanças sociais que testemunhara no decorrer da Revolução Industrial. Ele viu, em primeira mão, o rápido processo de crescimento das fábricas e da produção industrial, bem como o consequente crescimento das desigualdades sociais.

Sua relação íntima com os movimentos trabalhistas europeus da época influenciou seus escritos e a sua abordagem teórica. Embora se dedicasse mais a temas da área da economia, sua visão abrangente também considerava os acontecimentos que estavam ligados ao mundo social. Justamente por esse motivo, seus trabalhos são grandemente utilizados nos estudos sociológicos.

Perguntas interessantes