Filosofia, perguntado por irlmg, 9 meses atrás

Vocês podem elaborar pra mim uma Síntese da discussão de valor por Nietzsche??

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Respondido por MinOniAil
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Resposta:

Nietzsche demonstra um interesse profundo e pervasivo por um tema central à investigação ética: o que constitui uma vida boa. Seu interesse, em última análise, não é por uma vida simplesmente boa, mas pela excelência. Na verdade, ele desenvolve uma forma de perfeccionismo: um ideal que valoriza, acima de tudo, as mais elevadas excelências humanas. Até agora nada foi dito de enseje contestação. De maneira mais controversa, irei sugerir que seu perfeccionismo combina dois ideais de duas tradições perfeccionistas distintas. Uma delas se concentra na noção de florescimento: quão bem configurada internamente é uma pessoa e quão bem ela se sai em relação ao seu ambiente. A outra nas excelências externas: realizações que, por direito próprio, incorporam algo grandioso ou excelente, exterior ou além do florescimento - poderíamos pensar aqui em realizações artísticas, intelectuais ou culturais, para nos servirmos do estoque de exemplos do próprio Nietzsche. Ambas são formas da excelência. Por razões de clareza, no entanto, e por falta de um termo melhor, usarei daqui em diante o termo "excelência" para denotar exclusivamente as excelências externas distintas do florescimento.

Por que isso tem alguma importância? Em um nível interpretativo, diferenciar esses dois bens é importante para o adequado entendimento da ética de Nietzsche. Os melhores exemplares humanos - "os tipos superiores", como ele frequentemente os chama - florescem [flourish] e se sobressaem [excel]. No entanto, até onde sei, ninguém explicou ainda como exatamente esses dois aspectos se diferenciam ou de fato se conectam. Muitos comentadores focam apenas num ou noutro, isso quando não se movem desconfortavelmente entre um e outro. Agir de tal modo gera algumas dificuldades teóricas e interpretativas. Um dos meus objetivos, portanto, é esclarecer o que o florescimento e a excelência implicam na visão de Nietzsche, e como estes termos se diferenciam e se conectam, desenvolvendo assim um quadro axiológico que confira sentido a esse conjunto. Minha esperança adicional é de que o modelo subjacente de valor que emerge desta exposição - com efeito, um modelo de uma vida boa - é interessante e atrativo por si só, e que, portanto, pode ter um maior apelo filosófico.

A exposição está organizada da seguinte maneira. O §1 faz três breves observações a respeito da abordagem do artigo. §§2-4 examinam o florescimento: seus componentes básicos, como eles se ajustam e seu valor. §§5-6 se voltam para a excelência e seu valor. O §7 conclui com algumas breves considerações sobre o apelo filosófico mais amplo do que foi exposto.

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