Vocês pode me explicar a expansão grega
Soluções para a tarefa
Expansão grega e colonização
Os dórios invadiram a Grécia continental no fim da Idade do Bronze, nos séculos XII-XI a.C. Para escapar aos conquistadores, levas de aqueus, jônios e eólios abandonaram a região e foram se estabelecer na Trácia, nas costas da Asia Menor e nas ilhas do mar Egeu, dando origem à ocupação helênica da bacia do Mediterrâneo.
O fluxo migratório reiniciou-se no século VIII a.C. e as causas disso estavam profundamente associadas: a decadência do sistema gentílico (de famílias vinculadas entre si pela existência real ou lendária de um ancestral comum), o crescimento populacional e o desenvolvimento da pólis (cidade-Estado).
Durante séculos, a propriedade da terra e dos instrumentos de trabalho fora coletiva e sua distribuição efetuada pelo chefe do genos (grupo familiar), segundo o critério de parentesco mais próximo ou mais distante.
Sistema em declínio
Na pólis esse sistema entrou em declínio, dando lugar a outro com maior diferenciação, fundada na concentração da propriedade. As famílias, progressivamente, tenderam a concentrar direitos e privilégios nas mãos dos homens mais velhos e estes se transformaram em grandes proprietários territoriais – os aristocratas.
Apoiados pelos seus parentes e pelas inúmeras pessoas que estavam sob sua dependência econômica, acabaram também por assumir o poder político da pólis. Para os descontentes, não havia outra alternativa senão a de abandonar a cidade.
Fora do genos eram importantes; dentro dele, submissos. Por outro lado, os endividamentos tinham reduzido os pequenos proprietários de terras à pobreza. Como a aristocracia não abria mão dos seus privilégios, aos pobres e descontentes só restava emigrar.
Do século VIII ao século VI a.C., milhares de gregos saíram do continente, das ilhas e das cidades da Trácia e da Ásia Menor que se haviam originado de colônias fundadas na primeira migração.
A princípio, a colonização não se processou de maneira organizada.Os colonos agrupavam-se e partiam baseados somente em informações obtidas de mercadores e marinheiros.