Vocês conhecem as personagens “Chico Bento e Rosinha”, criados por Maurício de Souza? Pois bem, para quem não conhece, são duas crianças que moram no campo e falam “de modo diferente” das crianças da cidade e usam termos como: PIDI (pedir) INTONCE (então) Vamos pensar na seguinte situação hipotética: Certo professor de língua materna propõe a seus alunos:?- Reescrevam as falas de Chico Bento e Rosinha, substituindo esses personagens por outros, escolarizados e moradores de um centro urbano, também em situação de oralidade (conversa informal). Refletindo sobre o exercício proposto, se o professor considerasse o que preconizam os PCNs, ele o usaria como parte de uma proposta de trabalho que NÃO:Contribui para a reflexão sobre variantes regionais da língua. Considera a norma padrão como a melhor forma de comunicação;Contribui para a conscientização do preconceito linguístico;Promove o valor à heterogeneidade da língua materna;Privilegia reflexões acerca dos usos da língua;
Soluções para a tarefa
Bom dia!
Considera a norma padrão como a melhor forma de comunicação.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), compreendem normativos que tem como objetivo nortear todos os currículos das instituições educacionais brasileiras, salvaguardado suas próprias realidades, como é o caso das variedades linguísticas.
Dessa forma, como citado no texto e na imagem, o exercício proposto deveria preconizar a conscientização sobre este processo, de forma a eliminar qualquer tipo de barreira de preconceito.
Resposta:
Considera a norma padrão como a melhor forma de comunicação;
Explicação:
Correto
Se o professor considerasse o que dizem os Pcns, ele usaria como uma proposta de trabalho que não considera a norma padrão como a melhor forma de comunicação.