Você trabalha em uma empresa fabricante de rações para aves, chamada MaxiRação, onde são fabricados dois tipos de rações: a Super e a Premium. Nas duas rações, são adicionados 10% de frango de corte, conforme recomendações dos setores especializados. A diferença de custos está nos 90% de matéria-prima restantes para complementar as embalagens de 10 kg. Isso significa que: A área administrativa da empresa quer saber a quantidade de ração que deve produzir para maximizar o lucro. O que você faria para iniciar a análise desse problema?
Soluções para a tarefa
A primeira coisa a ser feita é analisar os valores dos tipos de rações que serão produzidas de modo que através da escolha adequada de 90% da composição da ração será possível maximizar os lucros.
Assim, o desenvolvimento desse tipo de estudo pode ser feito a través da logística envolvida desde o transporte da matéria prima até o custo de produção e lucro bruto na venda dessa ração no mercado atual por exemplo.
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Explicação:
Pode-se analisar o problema pelos seguintes aspectos:
- Verificar as variáveis de decisão: trata-se das quantidades de ração de cada tipo a serem fabricadas.
- Identificar os parâmetros: preços de compra da matéria-prima e de venda das rações, bem como as quantidades específicas dessas matérias-primas utilizadas em cada um dos tipos de ração.
- Levantar as restrições: são representadas, nessa situação, pela quantidade de estoque, ou seja, há um limite para a produção estabelecido pelo volume de milho moído e de farelo de soja disponíveis.
- Definir a função objetivo: corresponde à função matemática que associa o lucro máximo total ao volume de rações que a empresa deve