Você tem uma empresa multinacional de fundição que movimenta um grande valor econômico no mercado mundial. Sua empresa é conhecida por comercializar bons produtos, ter postura ética e responsabilidade social e ambiental. Um dos grandes marketings da empresa é a credibilidade.
A partir de 2005, sua demanda de vendas aumentou e consecutivamente sua produção também. Mas, para fechar parcerias de compras e vendas, você deve ter selos de certificação, que confirmam qualidade administrativa do produto e responsabilidade socioambiental. Outro grande problema de sua expansão é que as filiais localizadas em outros países já excederam suas cotas de emissões atmosféricas e não podem mais poluir para manter as certificações e, consecutivamente, as parcerias e as vendas. Qual seria sua alternativa? Que ações e medidas você pode tomar?
Soluções para a tarefa
diminuir as queimadas e usar menos combustíveis fósseis
Resposta
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
O primeiro passo é identificar os aspectos e os impactos que a empresa está gerando. Em seguida, adequar a gestão da qualidade para haver excelência sem gastos e desperdícios, adequando também mecanismos de gestão e responsabilidade ambiental e social. Com isso, será possível passar por auditorias e certificar adequadamente os setores responsáveis. Com alta produtividade e sem ter excedido as cotas de emissões atmosféricas, é possível seguir os critérios do Protocolo de Kyoto.
Podem-se registrar parcerias elaborando projetos com outros países considerados ainda em desenvolvimento e que poluem pouco. A companhia pode ainda utilizar o mecanismo de desenvolvimento limpo, comprando créditos dos países que ainda não excederam suas cotas, ou seja, movimentar-se no mercado de crédito de carbono.
A empresa cria um projeto para reduzir suas emissões e o registra na ONU. Caso aprovado, irá render os chamados créditos de carbono: a cada 1 tonelada de CO2 que o projeto deixar de lançar à atmosfera rende 1 crédito para a companhia. Os créditos podem ser vendidos a empresas de países que já estabeleceram metas de redução para alguns setores industriais, como os da União Europeia e o Japão. Essas empresas, as compradoras, utilizam o crédito para contribuir com as metas de seu país, sem reduzir suas emissões.
Na segunda opção, os créditos são colocados à venda em bolsas independentes, como a Bolsa do Clima de Chicago ou a Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) brasileira. Lembrando sempre que, para estar dentro das conformidades, a empresa deve priorizar o conceito de reduzir, reutilizar e reciclar. Na insuficiência dessas ações, devem providenciar mecanismos mitigadores nas instalações, como tecnologias limpas.
Explicação: